Geral
Namíbia realiza primeira eleição na África com urnas eletrônicas

A Namíbia promove na próxima sexta-feira (28) o primeiro pleito com voto eletrônico na África para eleições presidenciais e legislativas do país.
Cerca de 1,2 milhão de eleitores serão chamados a comparecer nos 4 mil pontos de votação espalhados pelo país africano, conquistado e administrado pela África do Sul a partir de 1915, após a colonização alemã, até a independência.
Os eleitores vão utilizar, pela primeira vez, urnas eletrônicas de fabricação indiana.
Os partidos da oposição, que temem fraudes ou falhas – apesar das autoridades garantirem segurança no sistema eletrônico – tentaram apresentar recurso de última hora para adiar a votação, mas a estratégia não funcionou.
Nove candidatos concorrem às eleições presidenciais, de partidos que vão desde os Combatentes para a Liberdade Econômica, de extrema-esquerda, ao Partido Republicano, apoiado pela minoria branca. O candidato cotado como provável vencedor é o primeiro-ministro Hage Geingob, de 73 anos.
Geingob, que foi primeiro-ministro durante 12 anos após a independência do país, voltou a ocupar o cargo em 2012 e deve suceder o chefe de Estado cessante, Hifikepunye Pohamba, que já cumpriu dois mandatos.
Mais lidas
-
1MÚSICA
Edson e Hudson lançam álbum com clássicos sertanejos
-
2SAÚDE DE PALMEIRA
Acompanhantes denunciam falta de estrutura e problemas na UPA de Palmeira dos Índios
-
3AUTOMOBILISMO
Prova sprint caótica da Fórmula 2 atrasa início da classificação da F-1
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5CONFUSÃO
Ex-proprietária invade casa já vendida e se recusa a sair em Lagoa da Canoa