Cidades
Arapiraca: ‘Viva Saúde’ e ações sociais movimentam comunidade do Pau Darco
Levar as ações das secretarias municipais onde a população da zona rural de Arapiraca está é uma prioridade da gestão da prefeita Célia Rocha (PTB).
A finalidade é promover a participação de todos e o acesso aos serviços mais diversos possíveis desde atendimento médico a palestras sobre empreendedorismo, cultura local dos afrodescendentes e educação no trânsito, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (19), por meio do “Viva Saúde”, no Posto de Saúde do Povoado Pau d’Arco, zona rural de Arapiraca, distante 20 km do Centro da cidade.
As ações só foram possíveis graças ao trabalho de parceria entre as secretarias municipais de Saúde (SMS) pela área técnica da Promoção da Saúde, de Política para Mulheres, Assistência Social, Indústria, Comércio e Serviços (Semics), Agricultura e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
O programa “Viva Saúde” realizou vacinação contra Hepatite B e Tétano para crianças e adultos, além da aferição de pressão arterial e teste de glicemia para mais de 130 pessoas. Também foram realizados teste do IMC (Índice de Massa Corpórea) e orientação postural com a contribuição de uma nutricionista e uma fisioterapeuta.
A enfermeira e coordenadora da Política Municipal Integrada à População Negra, Ijoancira Rosa de Moura, afirmou que as pessoas atendidas que apresentaram alteração nos exames de Hipertensão e Diabetes eram encaminhadas para atendimento médico no próprio posto da comunidade.
“Tivemos uma ação integrada em que a população do Pau d’Arco participou em peso e os casos que apresentaram alteração nos exames os médicos já faziam o procedimento no posto e os casos mais graves já eram encaminhados para acompanhamento e tratamento”, frisou Ijoancira Rosa.
Ela ressaltou, ainda, palestras educativas que trataram sobre “Os cuidados com a saúde e as formas de prevenção do Câncer de Mama e de Próstata”, esta última ministrada pelo doutor Eduardo, do Posto de Saúde do Pau d’Arco, em homenagem à campanha Novembro Azul. Também foram realizados exames de citologia e mamografia.
A Vigilância Sanitária também participou das ações e distribuiu panfletos sobre os cuidados de boas práticas e manuseio de alimentos.
A Secretaria de Assistência Social levou informações sobre o programa federal ‘Bolsa Família’ e apresentou à comunidade local outros programas desenvolvidos pela Prefeitura de Arapiraca.
A população do Pau d’Arco, em sua maioria afrodescendentes, também teve a oportunidade de emitir a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), que ofereceu palestra sobre Empreendedorismo, uma vez que o País comemora a Semana Nacional do Empreendedorismo, e o incentivo à legalização profissional de produtores informais.
Já a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres realizou palestra sobre “A Violência Doméstica” pela secretária Hyseth Satntos e a subsecretária Betty Jane. Elas também incentivaram mulheres para denunciar qualquer situação de risco ou agressão que ocorram nos lares, pelo Disque-Denúncia 100 ou 181.
Para os agricultores da zona rural, as ações municipais levaram informações importantes por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e a Semics com a palestra sobre “Formalização e diversificação da produção agropecuária na Agricultura Familiar”, dedicada aos pequenos produtores rurais.
A equipe do Departamento de Educação para o Trânsito (DET) da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) ministrou palestra sobre “Ações educativas no Trânsito e Direção Defensiva” como forma de amenizar as imprudências e os acidentes no trânsito, assim como a distribuição de panfletos sobre os cuidados ao dirigir.
“É muito importante virmos até o local onde a comunidade mora para incentivá-los e orientá-los a respeitarem as leis de trânsito, principalmente o uso do capacete para os motociclistas que por transitarem na zona rural acham que não é obrigatório, acidente acontece em qualquer lugar”, disse Francisco José Pereira Silva, diretor do DET.
Valorização pela paz e cultura local
A iniciativa da Prefeitura de Arapiraca também valorizou a Cultura da Paz entre os moradores do Povoado Pau d’Arco, assim como o resgate histórico da Cultura Afrodescendente, às vésperas do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado nesta quinta-feira (20) em todo o País.
A moradora Janaína dos Santos participou das ações e se surpreendeu com a quantidade de serviços oferecidos pela Prefeitura de Arapiraca.
“É muito bom ver as ações públicas da prefeitura chegarem até a gente aqui e poder participar. Assim, nos sentimos mais valorizados e sabemos o que o poder público oferece à população”, afirmou.
Barracas com comidas típicas e peças artesanais da cultura negra fizeram parte do programa “Viva Saúde” para resgatar e incentivar a comunidade a dar continuidade aos trabalhos culturais já realizados e desenvolvidos no povoado.
A beleza afrodescendente foi destaque durante as ações com a realização de tranças afros nas mulheres que participam do evento.
Na quarta-feira (26), da próxima semana, as ações vão acontecer na comunidade Carrasco.
Mais lidas
-
1DEFESA
Análise: Índia tem equipamentos mais eficientes do que caças Tejas Mk1A a oferecer ao Brasil
-
2FIM DE PAPO
CNJ divulga resultado final do concurso de cartórios em Alagoas
-
3OSCAR DO RÁDIO
Nova edição do Prêmio Radialista Odete Pacheco homenageia grandes comunicadores de Alagoas
-
4DEBATE
Terceira Guerra Mundial à vista?
-
5CORTE DE GASTOS
Corte de gastos na Defesa não afeta Lula, pois militares têm 'gordura' para queimar, diz analista