Política
Collor preside reunião que discute aceleração do crescimento

Sob a presidência do senador Fernando Collor de Mello (PTB/AL), a Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou, nesta quarta-feira (19), matérias que têm como objetivo acelerar o crescimento do país. Entre elas, destaca-se a exigência de licença prévia ambiental para empreendimentos de geração de energia e de linhas de transmissão, que passará a ser requisito obrigatório antes da inclusão dos projetos nos leilões de concessão.
A matéria é de autoria do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) e o texto aprovado segue, agora, para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, onde passará por votação final. Atrasos em licenças ambientais no setor elétrico são comuns no Brasil, situação classificada pelo senador Nunes como “inaceitável”.
“O Poder Executivo mostra incapacidade administrativa ao não conseguir harmonizar os prazos de construção das linhas de transmissão, dos novos empreendimentos de geração de energia e das respectivas licenças ambientais”, disse o senador tucano.
Ainda na sessão desta quarta-feira, o senador Fernando Collor apresentou o balanço das ações da Comissão ao longo dos últimos dois anos, período que ele voltou a conduzir os trabalhos do colegiado. À frente da comissão, Collor organizou o 1º Fórum Nacional de Infraestrutura.
Como resultado das mesas-redondas e das discussões, o Fórum deixou um legado para o Brasil: 60 instrumentos legislativos com o objetivo de destravar o desenvolvimento econômico nas áreas do transporte, mineração, energia, combustíveis, saneamento e telecomunicações.
Dos 60 instrumentos legislativos, alguns já tramitam em regime de urgência no Congresso, após análise dos membros da comissão.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Criança de 5 anos morre atingida por hélice de lancha, na Praia do Gunga
-
2OBITUÁRIO
Cardiologista alagoano morre em acidente com jet ski na orla de Aracaju
-
3FORÇAS ARMADAS
Apesar da pressão norte-americana, houthis do Iêmen atacam o aeroporto Ben Gurion de Tel Aviv
-
4FUTEBOL
CSE é bicampeão da Copa Alagoas 2025 nos pênaltis após empate sem gols contra o Penedense
-
5REEDIÇÃO HISTÓRICA
CSE e Penedense voltam a decidir título após 54 anos; final da Copa Alagoas é neste domingo em Palmeira dos Índios