Cidades

Campanha de Vacinação segue até o final de novembro em Jequiá da Praia

13/11/2014
Campanha de Vacinação segue até o final de novembro em Jequiá da Praia

   sarampo A Secretaria de Saúde de Jequiá da Praia segue vacinando todas as crianças contra a poliomielite e o sarampo até o dia 29 de novembro. As doses das vacinas estão sendo disponibilizadas em todas as Unidades de Saúde do município, das 8h às 16h.
No último domingo, durante a realização do Dia D de vacinação, mais de trezentas crianças receberam as doses das vacinas contra a paralisia infantil e o sarampo. Nas Unidades Básicas de Saúde Sinhá Cavalcante e Fundação, os pequenos foram recebidos com festa pelo Zé Gotinha.
No último domingo (09), das 937 crianças que deverão ser vacinadas em Jequiá da Praia, 243 crianças tomaram a dose contra a poliomielite, o que representa 25, 93%; e 179 foram vacinadas contra o sarampo, representando 21,03 de cobertura no município.
A vacinação contra a poliomielite deve ser aplicada em crianças de seis meses até menores de cinco anos, com doses da vacina em gotas. Já a vacina tríplice viral, destinada à vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola, será aplicada em crianças de um a menores de cinco anos.
Mesmo com a vacinação realizada durante o Dia D, o coordenador de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Jequiá da Praia, Luiz Claudio Araújo Soares, alerta os pais que ainda não levaram seus filhos, que procurem as unidades de saúde.
“A vacinação é muito importante e todas as crianças que estão dentro da idade estabelecida devem ser vacinadas. As doses são muito importantes para evitar a paralisia infantil e o sarampo. É importante também levar o cartão de vacinação para que possamos acompanhar o histórico das crianças. Todas as unidades de saúde estão abastecidas com as vacinas”, declarou o coordenador.

   Sobre a Poliomielite

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Entretanto, está erradicada no Brasil desde 1990. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

Sobre o Sarampo

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção é por meio da vacina.