Política

Transição de governo é iniciada oficialmente

03/11/2014
Transição de governo é iniciada oficialmente

1renanfilhotransicaoFoi iniciada hoje a transição do governo Teotonio Vilela (PSDB) para o governador eleito Renan Filho (PMDB). É o fim da era Vilela que durou oito anos e termina em 31 de dezembro, daqui a 58 dias. Mas a era de Renan Filho já se inicia agora.
Na última sexta-feira, pelo facebook, o governador eleito divulgou os nomes de sua equipe de transição que irá dissecar o governo e suas entranhas. Uma equipe de novatos, mas que possuem no curriculum muita experiência e tecnicidade para passar as informações necessárias ao “time” que está entrando no governo estadual.
O vice-governador eleito Luciano Barbosa é o coordenador da equipe de transição de Renan Fiho.
Para o governador eleito, “as transições de governos são importantes para que os novos governantes conheçam com profundidade necessária a situação financeira e econômica do Estado, identifiquem a amplitude das polícias públicas, de forma que não haja solução de continuidade” disse Renan Filho em sua página em rede social. Segundo o governador eleito os trabalhos foram iniciados a partir daquele momento, garantindo que será montada uma equipe preparada, capaz de usar força junto à bancada federal em Brasília, declarando ainda que a mesma está mais forte depois das eleições.
Ainda de acordo com Renan Filho, serão garantidas condições técnicas, econômicas e políticas para serem implantadas as mudanças que são almejadas pelos alagoanos, especialmente nas áreas da saúde, segurança e educação.
Foram apresentados os nomes da equipe, que será formada por José Luciano Barbosa da Silva (Coordenador) – Engenheiro Civil e mestre em Economia, Vice-Governador Eleito de Alagoas, Prefeito de Arapiraca (2005/2008) e (2009/2012), Ministro da Integração Nacional (2001/2002); Fernanda Marinela de Souza Santos – Advogada e Professora de Direito especializada em Direito Administrativo; Fábio Luiz Araújo Lopes de Farias – Médico e empresário, suplente de senador (2010/2018), Secretário de Educação do Estado de Alagoas (2005); Carlos Christian Reis Teixeira – Advogado, ex-assessor-Especial do Gabinete do Prefeito de Maceió (2013/2014) e ex-Procurador-Chefe de Licitações, Contratos e Convênios da Prefeitura de Maceió (2009/2012).
Pode-se observar que a escolha de Luciano como coordenador confirma o perfil da equipe de transição, sendo formada por técnicos ou por políticos que tem o perfil do Luciano, que consegue unir a atuação política a uma capacidade técnica. Além da equipe principal, a transição terá subcomissões temáticas.
Contudo, informações dão conta de que a equipe que já está definida e não é fixa, pode crescer a depender do andamento das atividades, pois, a equipe montada para o trabalho de transição será escolhida para essa tarefa, especificamente. Com isso, é possível queos atuais nomes poderão ou não fazer parte do governo.
A equipe de transição do governador Teotonio Vilela Filho está sendo coordenada por Álvaro Machado, secretário do Gabinete Civil e formada pelos secretários da Seplande, Poliana Santana; de Gestão Pública, Alexandre Lages e da Fazenda, Maurício Toledo.
Até onde se sabe a tarefa não será tão fácil já que Alagoas aponta com os piores índices em educação, saúde e segurança pública.
O trabalho da equipe de transição será fundamental para a tomada de decisões no começo do governo, adianta o governador eleito: “Nestes dois meses que a equipe estiver trabalhando vamos fazer uma análise do que recebemos para pensar o que será feito por Alagoas”, disse o governador em entrevista.

2renanfilhotransicaoAto de transição
Hoje à tarde (03) foi iniciada oficialmente a transição do governo. Renan Filho divulgou novamente pelo facebook a solenidade e declarou: “Hoje iniciamos oficialmente a Transição de Governo, que de nossa parte será representada pelo vice governador Luciano Barbosa, Fernanda Marinela, Fábio Farias e Christian Teixeira. Espero que o processo seja equilibrado, maduro e transparente, de forma que possamos reunir as informações necessárias para bom andamento do próximo governo. Não vou permitir que Alagoas sofra solução de descontinuidade. Que Deus nos abençoe nessa missão!”

Já o governador Teotonio Vilela disse: “Iniciamos hoje mais um procedimento inédito para o aperfeiçoamento das instituições em nosso estado. Reunimos-nos com o governador e vice eleitos Renan Filho e Luciano Barbosa juntamente com sua equipe e instalamos oficialmente o processo de transição. Transparência, sinceridade e comunhão de propósitos, são imperativos nesta interlocução. Alagoas, ganha isso, a democracia ganha isso”.