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Projeto Sebrae no Pódio é apresentado em Alagoas

01/11/2014
Projeto Sebrae no Pódio é apresentado em Alagoas

Evento incentiva os empresários a descobrirem as oportunidades de negócios durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos

Evento incentiva os empresários a descobrirem as oportunidades de negócios durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos

   Geralmente, as pessoas pensam que durante os Jogos Olímpicos apenas alguns atletas saem ganhando. Mas elas esquecem que, nos bastidores de um grande evento, existem diversas empresas que trabalham para que tudo funcione corretamente. Nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, essa realidade não será diferente. Para tanto, o Sebrae Nacional desenvolveu o Projeto Sebrae no Pódio, criado para ajudar os empresários a aproveitarem as oportunidades de negócios durante o período dos Jogos.
Nessa quinta-feira (30), o projeto foi apresentado, em Maceió, para os representantes de instituições públicas e privadas, além de associações e sindicatos do estado, que podem contribuir para que o projeto alcance seu objetivo. A apresentação foi realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea).
Durante o evento, foram apresentadas as oportunidades de negócios que podem surgir antes e durante os jogos para diversos segmentos econômicos de todas as regiões do Brasil. A principal demanda vem de setores responsáveis por construções temporárias, gráficas, barcos de apoio para algumas provas aquáticas, alimentação, lavanderia, informática, móveis, confecção (uniformes), entre outros. Dos mais de R$ 3 bilhões que foram orçados para investir na compra de materiais e serviços dos dois eventos, pelo menos R$ 300 milhões serão destinados diretamente às micro e pequenas empresas, com a possibilidade de um aumento, caso a procura seja grande.
Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ receberão, juntos, quase 15 mil atletas de 204 países, mais de 45 mil voluntários, mais de 32 mil profissionais da mídia credenciados, sem contar com técnicos e integrantes das delegações. Ao todo, serão compradas 40 mil camas, 481 mil toalhas, 68 mil colchões, nove mil tribunas para jornalistas, 250 km de cercas e barreiras, entre outros itens. Na área de alimentação, serão servidas 14 milhões de refeições. Os jogos contarão com 65 campeonatos, quatro cerimônias de abertura e encerramento e 100 revezamentos da Tocha Olímpica, que irá circular por todo o Brasil. Tudo isso requer que as empresas estejam devidamente preparadas para fornecer os seus produtos, nas melhores condições.
Francisco Marins, coordenador nacional do Projeto Sebrae no Pódio, destacou, na ocasião, que 4.265 empresas de todo o Brasil já foram cadastradas no Portal de Suprimentos Rio 2016™, das quais três mil foram captadas pelo Sebrae, já participaram de qualificação e ganharam certificação internacional. As empresas interessadas ainda podem fazer o seu cadastro pelo site www.portaldesuprimentos.rio2016.com.
O coordenador também destacou que o Projeto Sebrae no Pódio tem influenciado o cenário dos negócios envolvidos, principalmente quando o assunto é certificação de produtos do segmento moveleiro.
“Através desse trabalho, as empresas ganham acesso a novos mercados, principalmente internacionais. Os países da Europa buscam a compra de móveis que sejam certificados. Um exemplo de sucesso pode ser visto em uma empresa da cidade de Bento Gonçalves (RS), que fez a primeira venda para o Comitê Rio. Eles conseguiram entregar, rapidamente, 215 mesas”, pontuou Francisco Marins.
Ronaldo Moraes, diretor técnico do Sebrae em Alagoas, enfatizou que o Sebrae no Pódio é muito importante, principalmente por oferecer às empresas participantes dois aspectos imprescindíveis ao sucesso dos negócios: a abertura de mercado e a capacitação técnica.
“Já que as empresas precisam ser certificadas e contar com níveis de qualidade muito altos, elas acabam sendo inseridas num padrão internacional, habilitando-se para que, no futuro, passem a vender para outros eventos de grande escala e a competir no mercado internacional”, frisou o diretor.
Na apresentação, estiveram presentes o superintendente do Sebrae em Alagoas, Marcos Vieira, o presidente da Fiea, José Carlos Lyra de Andrade, a secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana, e representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Social da Indústria (SESI) e de várias associações e sindicatos.

   Alagoas no pódio

Atualmente, 20 empresas alagoanas já estão pré-cadastradas no portal Dezesseis delas são do segmento moveleiro e fazem parte dos Arranjos Produtivos Locais (APL) Móveis de Maceió e Entorno e Móveis do Agreste; outras três empresas são de Tecnologia da Informação (TI) e uma de Confecções.
José Carlos Lyra, presidente da Fiea, afirmou que, após a apresentação, outras empresas poderão aderir ao projeto Sebrae no Pódio. “Uma semente foi plantada aqui. Foi aberta uma porta para que mais empresas alagoanas, como gráficas, indústrias de confecções, bolsas e móveis, ofertem seus produtos”, enfatizou.
Francisco Marins ressaltou que Alagoas tem um grande potencial nos segmentos de móveis e alimentos orgânicos, e estes devem ser aproveitados nos jogos. “Vamos adquirir móveis para lounges das Olímpiadas, e agora vamos conversar com empresas alagoanas de alimentos orgânicos, já que os atletas necessitam consumir esse tipo de produto. Deverão ser distribuídas mais de 14 milhões de refeições em 45 dias. Para isso, temos que fazer a aproximação de produtores rurais com grandes empresas”, concluiu o coordenador.

 Sobre o projeto

O Sebrae no Pódio foi criado para ajudar os empresários a aproveitarem as perspectivas de negócios durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™. É uma chance única para empresas de todos os portes buscarem o crescimento e a qualificação necessária para vender mais e melhor já a partir do ano que vem, durante os mais de 48 eventos-teste.
Para participar do projeto, o empresário deve procurar o escritório do Sebrae mais próximo da sua cidade para conhecer as oportunidades que envolvem os micro e pequenos negócios. Em seguida, o Sebrae realiza o Diagnóstico MPE Brasil, em que será medido o grau de maturidade da gestão da empresa, de acordo com seus pontos fortes e oportunidades de melhoria. Após a análise, o Sebrae dará suporte às MPE através de cursos e consultorias especializadas para qualificá-la como prestadora de serviços dos jogos.
Na etapa seguinte, a empresa é classificada internacionalmente, através da convenção hierárquica, definida pelas Nações Unidas (UNSPSC –United Nations Standard Product and Service Code) e utilizada para classificar todos os tipos de produtos, materiais e serviços. Essa convenção equivale à Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) no Brasil. Através dela, a empresa já está qualificada para participar das rodadas de negócio e de outros eventos de grande porte de esfera mundial.
Na última etapa, o Sebrae encaminha o pré-cadastro para o Portal de Suprimentos Rio 2016™. Na sequência, a MPE recebe login e senha para finalizar o cadastro no portal e acompanhar as concorrências de seu segmento de atuação.

 Sebrae no Pódio e no mundo

O Projeto Sebrae no Pódio já é procurado por empresas de fora do país, para fazer acordos com micro e pequenas empresas brasileiras. A coordenação do projeto já se reuniu com uma empresa de Dubai, do ramo da construção civil, e 26 empresas do Reino Unido, que farão negócios com empresas brasileiras, nos segmentos de lavanderia, mecânica e organização de eventos.
No próximo domingo (02), coordenadores do projeto vão a Londres, com representantes de 20 empresas de meios de hospedagem e sustentabilidade, operadoras de agências de viagens (receptivo) e empresas promotoras de eventos, para realizar benchmarking, ou seja, observar os aspectos positivos e negativos, erros e acertos de empresas que participaram do cerimonial de abertura dos jogos de 2012.