Geral

Vocação e comprometimento são as marcas da professora Graciele Cardoso

30/10/2014
Vocação e comprometimento são as marcas da professora Graciele Cardoso

Graciele é coordenadora pedagógica da Escola Estadual Professor Atanagildo Brandão (Foto: José Demétrio)

Graciele é coordenadora pedagógica da Escola Estadual Professor Atanagildo Brandão (Foto: José Demétrio)

  Ética e pró-ativa. Esses são os adjetivos que resumem a personalidade profissional da professora Graciele Cardoso Carvalho Rocha, 33 anos, casada e mãe de uma filha de cinco anos. Do ponto de vista pessoal, ela prefere ser reconhecida como uma pessoa generosa, agregadora, que procura resolver tudo na base do diálogo e em equipe.
Natural da cidade de Ouro Branco, Graciele diz que nasceu para ser professora e tem muita honra e orgulho da profissão. Por isso, com pouco mais de dez anos de sala de aula, ela foi indicada para receber a Medalha Silvio Vianna no dia 31 de outubro.
Ela representa pais, alunos, professores e servidores da Escola Estadual Professor Atanagildo Brandão, localizada na cidade de Maravilha, no Sertão alagoano. Na escola, ela exerce o cargo de coordenadora, mas já foi professora e diretora da unidade de ensino que tem 560 alunos.  “Aqui a gente faz um pouco de tudo e a Graciele é uma pessoa muito competente e comprometida com as atividades da escola”, afirma a diretora Josivânia Alencar Fontes.
Incentivada pelos pais, Graciele sempre gostou de estudar, mas a sua paixão era ensinar. Começou a dar aula logo cedo, em 2001, trabalhando na escola municipal Professora Joanita de Melo, em Ouro Branco. Depois, passou no concurso para professora do Estado e foi trabalhar na Escola Estadual Professor Atanagildo Brandão, em Maravilha. Graduada em Pedagogia, em 2012, pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Graciele se especializou em Coordenação Pedagógica pelo Instituto Pró-Saber (BA) e a Universidade Candido Mendes (RJ).
Sobre seu trabalho, ela diz que em todos os projetos que desenvolve procura envolver a comunidade e colocar o aluno como protagonista. Entre os projetos desenvolvidos por ela e sua equipe, a diretora destaca o Varal de Poesias, que já entrou na programação oficial da escola.
Para Graciele, a escola é sua segunda família e o ensino público, uma missão. Por isso, ela dedica a Medalha Sílvio Viana a sua equipe de trabalho e a toda comunidade do município de Maravilha.