Geral

Estudo: Pesquisadores relevam a ‘idade da felicidade’

29/10/2014
Estudo: Pesquisadores relevam a ‘idade da felicidade’

  HAPPINESS  Está preocupado que seus dias de glória tenham passado? Pense de novo. Uma nova pesquisa mostra que seus anos dourados realmente são os mais felizes.
Uma pesquisa com 2 mil britânicos foi encomendada pela gigante tecnológica Samsung para descobrir em que idade as pessoas estão mais contentes com suas vidas, segundo reportagens do The Daily Mail e outros veículos de mídia. Você poderia pensar que os jovens são mais saudáveis, despreocupados e otimistas, e as pessoas mais velhas, semelhantes aos estereótipos de velhos resmungões, mas as respostas revelaram outra coisa.
Aos 35 anos é quando as pessoas se revelavam menos felizes, com o estresse de equilibrar a vida familiar, a criação dos filhos e as crescentes responsabilidades no local de trabalho com o avanço da carreira profissional. De maneira surpreendente, não foi em qualquer momento na faixa dos 20, 30 ou mesmo 40 que as pessoas eram mais felizes. A pesquisa descobriu que 58 anos é a idade em que as pessoas estão mais satisfeitas com suas vidas.
Os pesquisados disseram que nessa idade eram melhores para administrar o equilíbrio trabalho-vida, sem esquecer da pausa para o almoço e tomando cuidado para não trabalhar demais. Também poderia ter algo a ver com ter passado os maiores obstáculos da criação dos filhos e das preocupações sobre ter êxito na profissão.
“Não é de admirar que os 30 anos sejam tão estressantes, enquanto tentamos às vezes desesperadamente combinar empregos de alta pressão com exigências familiares”, disse Cary Cooper, um professor de psicologia organizacional e saúde na Universidade de Lancaster, segundo o The Daily Mail. “E quando chegamos aos 50 nos sentimos muito mais confiantes — o que nos permite definir a agenda no que se refere a horários de trabalho e à vida familiar.”
O dinheiro, certamente, era o maior fator de estresse entre os pesquisados, enquanto quase dois terços deles disseram que o tempo de qualidade passado com a família é o que lhes traz mais satisfação. Estar feliz em sua profissão era o segundo fator mais importante na felicidade geral.
Vários estudos também tentaram identificar a idade exata em que podemos esperar ser mais felizes. Um estudo disse que a vida atinge o auge aos 23 anos e depois novamente aos 69. Outra descobriu que 33 era o número mágico.
Temos de admitir que somos tendenciosos, mas acreditamos que a vida só fica mais doce com o passar dos anos.