Geral

Associação têxtil de Palmeira dos Índios participará de Feira Internacional em SP

27/10/2014
Associação têxtil de Palmeira dos Índios participará de Feira Internacional em SP

IMG_20141023_095403241_HDRUma comitiva da Associação Têxtil de Palmeira dos Índios (ATEXPI) está se preparando para participar pela primeira vez da Première Vision – Feira Internacional que será realizada entre os dias 04 e 05 de novembro de 2014, em São Paulo. Segundo o facilitador da Associação – Rogério Nunes – a participação dos representantes de Palmeira dos Índios em um evento como este é algo inovador e fará com que toda a experiência e informações colhidas sejam passadas para os associados e consequentemente para as microempresas e microempreendedores no município.

Rogério informou ainda que existe uma grande carência de mão-de-obra qualificada no setor têxtil de Palmeira dos Índios, e que essa iniciativa de estarem participando de um evento onde serão expostos vários produtos, marcas e tecnologias, servirá para que o município conheça as tendências de tecidos, máquinas, modas, além de estar interagindo e conhecendo várias outras empresas que estarão participando da feira.

“O nosso intuito era fazer com que todos os associados pudessem estar presentes na feira. Mas, infelizmente isso não foi possível desta vez. Estaremos em um grupo de seis associados, mas com certeza toda a experiência e informação será passada para os demais que não poderão estar conosco. Fizemos reunião para propor a viagem, informando os custos que a mesma irá acarretar. A associação ainda não tem como oferecer uma viagem com esta a todos. Os participantes estão pagando as despesas com seus próprios recursos”, explica Nunes.

Rogério informou que enviou ofício endereçado à prefeitura municipal de Palmeira dos Índios por meio da secretaria de Articulação do município com o intuito de que o governo municipal pudesse desenvolver algum projeto de fomento ou promoção que ajudasse no desenvolvimento da Associação.

“Estamos aguardando alguma posição do executivo. Estivemos também na Câmara de vereadores de Palmeira com o mesmo objetivo. Porém, fomos informados pelo presidente da casa, Salomão Torres (PSDB), de que o legislativo municipal não dispunha de verbas para serem destinadas a esse tipo de ação. Contudo, o vereador deixou claro que se alguém tivesse interesse de nos ajudar o fizesse de forma individual”, comentou Rogério.

Nunes disse também que a ATEXPI está buscando parcerias com o Sindvest – Sindicato do vestuário de Alagoas – Casa da Indústria, tentando assim, unir as organizações e direcionando os possíveis projetos. Rogério citou ainda o SENAC, SEBRAE, SENAI como instituições importantes e gabaritadas para ajudar a promover o desenvolvimento do setor têxtil local. “As empresas palmeirenses associadas estão tentando se unir com o Sindivest por este sindicato um dos mais respeitados do Estado”, explica.

Um dos pontos colocados ainda pelo facilitador foi o fato de que em Palmeira dos Índios existem ainda muitas costureiras que realizam seus trabalhos quase que de forma artesanal, “no fundo de garagem” e, de acordo com Rogério, isso precisa ser mudado, pois, há um grande mercado que pode ser explorado, mas é preciso que haja mão-de-obra qualificada para o trabalho.

“Muitas costureiras são boas, fazem seus trabalhos excelentes, mas precisam se qualificar e saber o valor do seu trabalho. A grande maioria não tem ainda uma visão industrial do setor. E isso prejudica muito no desenvolvimento”, afirma.

Rogério explica que a associação está sempre pensando em inovar e um exemplo a ser dado é a ideia onde está sendo pensado um selo onde a ATEXPI seria um órgão qualificador e credenciador de empresas associadas, dando assim uma garantia dos produtos que obtivessem o selo. “Essa ideia do selo está sendo amadurecida, mas, para isso precisamos ter apoio e incentivo. A iniciativa é positiva tanto para as microempresas quanto para os consumidores”, analisa.

 ATEXPI

A ATEXPI foi fundada em agosto de 2013 com o objetivo pleitear recursos por meio de convênios e projetos com governos federal, estadual e também municipal e assim promover o desenvolvimento do setor em Palmeira dos Índios. De acordo com facilitador da associação, Rogério Nunes outra preocupação da ATEXPI é fazer com que haja qualificação e valorização da mão-de-obra no município, expondo os interesses e benefícios dos associados.

Première Vision São Paulo

É uma feira Internacional que segue os padrões de qualidade e excelência da Première Vision. O Première Vision São Paulo conta com a presença de renomados expositores, brasileiros e latino-americanos, que mostram ao público seus produtos, cores, texturas e aviamentos, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecerem uma enorme variedade de peças feitas no país e as coleções exclusivas dos expositores internacionais da Première Vision.