Geral

Moveleiros aprimoram conhecimento sobre comercialização de produtos

14/10/2014
Moveleiros aprimoram conhecimento sobre comercialização de produtos

Moveleiros dos APLs Móveis Maceió e Entorno e Móveis no Agreste vão conhecer mais sobre o universo do design com foco no aprimoramento das peças e produtos Foto: Arquivo Secom

Moveleiros dos APLs Móveis Maceió e Entorno e Móveis no Agreste vão conhecer mais sobre o universo do design com foco no aprimoramento das peças e produtos Foto: Arquivo Secom

Os moveleiros dos Arranjos Produtivos Locais (APL) Móveis Maceió e Entorno e Móveis no Agreste vão conhecer um pouco mais do universo do design com foco no aprimoramento das suas peças e produtos. Entre os dias 14 e 16 deste mês, os grupos participarão de diversos cursos voltados para a área. As aulas ocorrem em Maceió e Arapiraca.
As atividades começam na noite desta terça-feira (14) com um seminário sobre design e inovação, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió, a partir das 18h.  Já em 15 e 16 deste mês, ocorrerá uma clínica de design thinking, sendo o primeiro dia voltado para móveis planejados e o segundo para a indústria de estofados. Ambos serão realizados na sede do Sebrae/AL, a partir das 18h.
Em Arapiraca, na próxima quinta-feira (16), a iniciativa atenderá os empresários da região, com uma clínica que abordará exclusivamente o design voltado para móveis sob medida. As aulas vão ser no Centro de Capacitação Profissional de Arapiraca, localizado no centro da cidade.
Segundo a gestora do APL Móveis Maceió e Entorno, Clea Mascarenhas, a iniciativa vem para motivar cada vez mais os empresários e desenvolver a cultura do design em suas peças. Para ela, é mais uma forma de agregar valor aos produtos e trazer maior valorização para  o que é produzido pelos moveleiros de todo Estado.
“Por meio de muito esforço e preocupação com a beleza das peças, além da valorização dos produtos, fica mais fácil atingir outros mercados, não só o alagoano. A ida dos empresários a feiras internacionais veio para confirmar essa situação, a apresentação das peças acabou atraindo diversos negócios”, conta.
As peças alagoanas vêm ganhando destaque no Brasil. Durante o mês de setembro, uma delas esteve exposta no Conjunto Nacional, em São Paulo. Já outro sucesso do grupo é exemplificado na integração com o APL Piscicultura Delta do São Francisco, o empresário Manoel da Silva, da Aky Estofados, produziu uma cadeira com o couro da Tilápia. O produto foi incorporado à exposição “Cadeira”, em cartaz na Fundação Pierre Chalita até o final deste mês.
As iniciativas têm apoio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e integram a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Sebrae.