Geral

Dependentes químicos participam da I Mostra de Artes Acolhe Alagoas

14/10/2014
Dependentes químicos participam da I Mostra de Artes Acolhe Alagoas

rojeto Acolhe Alagoas em parceria com o Centro de Educação Profissional e Superior Santa Maria Madalena promovem oficina de arte cênica e música para dependentes químicos em recuperação

rojeto Acolhe Alagoas em parceria com o Centro de Educação Profissional e Superior Santa Maria Madalena promovem oficina de arte cênica e música para dependentes químicos em recuperação

Um evento inusitado com a participação de dependentes químicos em recuperação nas comunidades acolhedoras e terapêuticas credenciadas pelo Projeto Acolhe Alagoas ocorrerá no próximo dia 16 deste mês. Trata-se da I Mostra de Artes Acolhe Alagoas (I MAR), com exposição de artes visuais e espetáculo de música e teatro, a partir das 14h, no Teatro Deodoro.
A realização do evento é resultante do programa de formação permanente desenvolvido e executado há oito meses pelo Centro de Educação Profissional e Superior Santa Maria Madalena (Cenfap), em parceria com a Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz), junto às comunidades acolhedoras, com a proposta de fomentar a prática  da arterapia na rotina das atividades das comunidades, bem como contribuir para o êxito do processo terapêutico de mais de 1.600 acolhidos, por meio dos valores artísticos encontrados entre eles.
“A arte, além de promover a manifestação de ideias e de sentimentos, é, assim como a prática esportiva, uma forma de promover a recuperação da dependência química. Por isso, apoiamos essa iniciativa, que vem se somar a outras que já desenvolvemos no Projeto Acolhe Alagoas”, enfatizou o secretário de Estado da Promoção da Paz, Adalberon Sá Júnior.
A I Mostra de Artes Acolhe Alagoas (I MAR) reunirá pessoas de 12 comunidades acolhedoras num espetáculo coletivo montado com conselheiros, monitores e adictos (compulsivos) escolhidos pelas comunidades Casa Betânia e Dom Bosco (Maceió), Inovi (Rio Largo), Dona Paula e Nova Vida (Arapiraca), São Paulo Apóstolo (Coité do Nóia), Shalon (São Miguel), Gênesis (Campo Alegre), Nova Jericó e Yobel (Marechal), Bom Samaritano (Penedo) e Rosa Mística (União dos Palmares).
Na exposição de artes visuais serão apresentados trabalhos de escultura, pintura, fotografia, vídeo, desenho e artesanato. Na música, canto individual, canto coral e grupo instrumental ou individual. Nas artes cênicas, apresentação individual ou em grupo.
Todas as atrações artísticas serão de livre escolha das comunidades. Nas composições musicais, será dada preferência às músicas compostas por alguém da comunidade. A mostra não será competitiva, portanto, todas as comunidades participantes receberão troféus de participação no evento.
Ao final da mostra uma das comunidades será selecionada para receber um prêmio surpresa, por atender aos critérios de assiduidade, dedicação e empenho dos monitores, conselheiros, coordenadores e gestores aos trabalhos ou atividades orientadas pela Equipe de Arte do Cenfap, durante o período de formação.