Cidades

Prefeito apresenta a gestores e técnicos case sobre Ideb de Jequiá da Praia

01/10/2014
Prefeito apresenta a gestores e técnicos case sobre Ideb de Jequiá da Praia

Marcelo Beltrao - PalestraO Prefeito Marcelo Beltrão apresentou o case de sucesso da educação municipal de Jequiá da Praia durante o Ciclo de Seminários da União dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME/AL), que aconteceu na terça-feira (30), no auditório do Maceió Mar Hotel.
Com o tema “Experiências Municipais: Processo de Alfabetização de Crianças nos anos iniciais de Jequiá da Praia”, o prefeito Marcelo Beltrão apresentou para gestores e técnicos das secretarias de Educação dos municípios de Alagoa o trabalho iniciado em 2009, quando assumiu a gestão e o município tinha nota 3,1 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e alcançou, em 2013, média 5,8.
“Tem que se perguntar o que está certo e errado e fazer uma avaliação, um diagnóstico. Fizemos um diagnóstico da situação da educação no município e com a experiência que já tinha como secretário de Educação de Coruripe, onde conseguimos ser primeiro lugar no IDEB, trouxe as parcerias com os Institutos Alfa e Beto e Ayrton Senna, e iniciamos um trabalho em Jequiá da Praia”, disse Marcelo Beltrão.
O prefeito destacou, durante sua apresentação, além das parcerias com os institutos, que possibilitaram a correção de idade/série dos estudantes, capacitação dos professores, valorização dos servidores, preocupação com transporte escolar e merenda de qualidade, melhoria da estrutura das escolas, incentivo à prática de esportes, entre outras coisas.
“Ao adotarmos a parceria com o Instituto Alfa e Beta e Instituto Ayrton Senna, reduzimos o número de alunos com idade e série incompatíveis de 36,9%, constatada em 2009, para 2,02, em 2013. E este trabalho continua sendo feito com a adesão ao Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa, do governo federal”, explicou Marcelo Beltrão.

Gestores e técnicos elogiam o prefeito

Após apresentar o trabalho realizado na educação de Jequiá da Praia e as notas obtidas pelas escolas municipais avaliadas, sendo a Escola Messias João Coelho com nota mais alta, 8.1, o prefeito Marcelo Beltrão foi aplaudido de pé pelos presentes.
Representantes de diversos municípios pediram para falar e manifestaram orgulho do trabalho realizado pelo prefeito Marcelo Beltrão.
“Feliz em ver um prefeito tão jovem, que já foi secretário de Educação, estar aqui representando a educação pública tão bem. Ele sabe o que está dizendo e o que está fazendo pelo seu município. Estou muito orgulhosa de ver que não só temos políticos ruins. Orgulhosa de ver um prefeito como você. Parabéns pelo trabalho na sua cidade, digno de muitos elogios”, declarou Daniele Patrícia, representante de Major Izidoro.
A técnica do município de Craíbas, Valdenise Alves, disse que os gestores municipais precisam de exemplos como o do prefeito Marcelo Beltrão. “Seu exemplo é uma injeção de ânimo e faz a gente acreditar que a educação pública dá certo. A gente precisa de exemplos como este, que mostram por A mais B que a educação dá certo. Hoje pude ver na prática que é possível fazer educação com o que se tem”.
Representantes de Coruripe, onde o prefeito Marcelo Beltrão já foi secretário de Educação e colocou a educação do município em primeiro lugar no IDEB, elogiou o trabalho realizado.
“Marcelo, o que você toca vira ouro. Fomos primeiro no IDEB quando você foi secretário em Coruripe e agora Jequiá da Praia está em primeiro lugar”, disse Betânia Vasconcelos, representante de Coruripe.
O prefeito Marcelo Beltrão agradeceu as palavras e ressaltou que melhorar a educação é um trabalho lento.
“Melhorar a educação é um trabalho de médio e longo prazo. Estamos colhendo hoje o fruto de um trabalho que começamos em 2009. Nossa meta é o 10 e para isso temos que pensar em educação como um todo. É possível mudar o quadro da educação de Alagoas. O que precisa é tomar essa decisão”, disse o prefeito.