Geral
Grupo de Operações Aéreas atua na Defesa Civil e combate aos crimes


Objetivo é dar apoio administrativo e operacional ao policiamento aéreo de caráter preventivo, ostensivo e repressivo Foto: Ascom Seds
O secretário de Estado da Defesa Social de Alagoas (Seds-AL), Diógenes Tenório, instituiu o Grupo de Operações Aéreas (GOA) com o objetivo de dar apoio administrativo e operacional ao policiamento aéreo de caráter preventivo, ostensivo e repressivo. A equipe também tem a missão de atuar no resgate e transporte aeromédico e nas ações de Defesa Civil desencadeadas pelos órgãos integrantes do Sistema Estadual de Defesa Social.
A composição do Grupo é feita por um coordenador e cinco membros, os quais terão as atribuições de planejar, coordenar, administrar, instruir e manter operacionalmente o emprego das aeronaves do Sistema de Defesa Social e recursos humanos qualificados disponíveis. A coordenação geral das atividades do Grupo é do gestor da Defesa Social, Diógenes Tenório.
O GOA cumpre a legislação aeronáutica federal, em seu Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica de número 91 que trata das operações aéreas de Segurança Pública e Defesa Civil e define as atribuições dos órgãos de segurança pública em âmbito nacional. A instituição do Grupo de Operações Aéreas foi publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas (Doeal) do dia 25 de setembro, por meio da Portaria 841/GS/2014.
De acordo com o secretário Diógenes Tenório, o Grupo de Operações Aéreas, composto por bombeiros, policiais civis e militares, tem um papel fundamental no fortalecimento e integração das forças policiais e Defesa Civil. “O GOA busca adotar medidas que visem à padronização de procedimentos, doutrinamento, treinamento e requalificação do efetivo especializado nas atividades aéreas de segurança pública em todo o Estado”, afirma o Diógenes Tenório.
Operacionalidade – A Seds adquiriu há dois anos um helicóptero AS350 B2 Esquilo (Falcão 03), por meio do convênio 433/08 firmado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça. A aeronave é utilizada exclusivamente em ações de segurança pública e Defesa Civil. Além dessa aeronave, a Defesa Social também coordena operacionalmente as ações com o helicóptero Bell Jet Ranger III (Falcão 04).
O agente da Polícia Civil, Aldair dos Santos, responsável pelas instruções do Grupo de Operações Aéreas destaca a importância da parceria da Seds com a Senasp. “Essas aeronaves obtidas são fundamentais para o êxito das operações de resgate, inclusive afogamento, rádio patrulhamento preventivo, apoio em operações policiais, como sequestros, buscas e apreensões de drogas, além de roubos em geral praticados em todo o Estado”, salienta.
Mais lidas
-
1CENTRO TURÍSTICO
Vídeo: Elefante esmaga treinador até a morte após ser agredido com vara de bambu, na Índia
-
2SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
3FUTEBOL
CSE se despede da Copa do Brasil e foca na Copa Alagoas
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5
Nissan Sentra 2025 enfrenta os desafios no mercado de sedãs