Cidades
Expresso da Cidadania conclui seus atendimentos em Maribondo
Dezenas de moradores do município de Maribondo foram atendidos pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas, através do programa Expresso da Cidadania, que começou na terça e terminou agora à tarde. Ao todo, foram realizados 41 atendimentos, confeccionadas 16 ações judiciais, duas audiências, além de diversas manifestações em processos já existentes.
O programa Expresso da Cidadania é uma ação da Defensoria Pública do Estado de Alagoas que pretender ofertar seus serviços em municípios alagoanos que ainda não possuem defensor público. O município de Maribondo foi o segundo a ser contemplado com o programa. No último mês de agosto, o ônibus itinerante esteve no município de Delmiro Gouveia, onde foram realizados 168 atendimentos.
“Vale ressaltar que mesmo não sendo expressivo o número de pessoas atendidas, já que o município é pequeno, a Defensoria esteve perto da população que não podia, por vários motivos, sair de sua cidade. São quarenta e uma pessoas atendidas e assistidas pela instituição. E isto é uma grande vitória”, informou o defensor público e coordenador do Expresso da Cidadania, André Chalub.
Os assistidos foram recebidos dentro da unidade móvel que conta com salas adaptadas e que oferta qualidade e segurança no atendimento.
Além do mais, três defensores públicos, Ana Fernanda Alves, Gustavo Giudicelli e André Chalub, servidores e estagiários da instituição estiveram à disposição da população para prestar assistência jurídica gratuita.
ASSISTIDOS
Durante estes dois dias do programa, muitos moradores da região procuraram a unidade buscando orientações em processos cíveis e criminais, para entrada com processos de divórcio litigioso, ações de alimentos e guarda, entre outros. Um desses assistidos foi a senhora Josineide Aristide da Silva, que procurou o auxilio dos defensores do Expresso da Cidadania para acompanhá-la em uma audiência na área criminal envolvendo seu filho menor de idade.
“Estou há 2 anos aflita com esse processo e já consegui ir a audiência mais tranquila, o defensor Gustavo Giudicelli nos acompanhou e está ajudando no trâmite do processo”, disse a moradora.
O Expresso da Cidadania nessa primeira etapa ofereceu os serviços de atendimento inicial e triagem na área criminal; cível, abrangendo ações de divórcio, investigação de paternidade, alimentos (pensão alimentícia), alvarás, retificação de registro civil e inventário, como também acompanhamento das ações propostas dentro do programa e análise da situação processual de réus presos e sessões do Tribunal do Júri. Já na segunda etapa, no mês de dezembro, a unidade móvel volta à cidade de Maribondo para realizar as audiências correspondentes aos processos ajuizados na primeira etapa.
O senhor Antônio José dos Santos, de 50 anos, também foi um dos assistidos que conseguiu resolver um problema judicial através da atuação do Expresso da Cidadania.
“Há anos venho tentando dar entrada no processo de exoneração de alimentos dos meus filhos, que já atingiram a maioridade e tem renda própria. Hoje finalmente consegui avançar o processo e resolver a situação de todos”, disse o senhor Antônio
De acordo com o defensor público Gustavo Giudicelli esses dois dias de atendimento obtiveram um resultado significativo. “Estivemos com pessoal suficiente para atender a uma demanda grande, muitos vieram tirar dúvidas. Outros já iniciaram os processos para podermos realizar a segunda etapa em Dezembro”, explicou o defensor.
SEGUNDA ETAPA
O defensor público André Chalub explica que hoje foi concluída apenas a primeira etapa do programa na cidade de Maribondo. No mês de Dezembro, o Expresso da Cidadania voltará à cidade para realizar a segunda etapa, sendo o objetivo desta a realização das audiências referentes aos processos impetrados na etapa concluída hoje e a prestação de informações aos cidadãos sobre os resultados das demandas propostas.
Mais lidas
-
1DEFESA
Análise: Índia tem equipamentos mais eficientes do que caças Tejas Mk1A a oferecer ao Brasil
-
2CHÁCARAS DE LUXO
Justiça determina a reintegração de áreas da Usina Utinga Leão invadidas desde 2009
-
3FIM DE PAPO
CNJ divulga resultado final do concurso de cartórios em Alagoas
-
4OSCAR DO RÁDIO
Nova edição do Prêmio Radialista Odete Pacheco homenageia grandes comunicadores de Alagoas
-
5FIM DO CERTAME
Concurso de cartórios em Alagoas chega ao fim com resultado prestes a ser divulgado