Cidades

Jequiá da Praia: Mais de quarenta pessoas recebem próteses dentárias

24/09/2014
Jequiá da Praia: Mais de quarenta pessoas recebem próteses dentárias

  DSC03454  O prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão, participou da entrega de próteses dentárias, na manhã desta terça-feira (23). O evento ocorreu na Unidade Básica de Saúde Sinhá Cavalcante.
Mais de quarenta pessoas receberam suas próteses dentárias, confeccionadas após avaliação e tratamento odontológico. De acordo com o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Eduardo de Paiva, as entregas acontecem semanalmente em Jequiá da Praia e também no Povoado Sinimbu.
“Geralmente entregamos dez por semana, mas este mês tivermos uma demanda maior. Todos os meses, cinquenta pacientes são contemplados com a prótese em Jequiá da Praia e no Povoado Sinimbu. O dentista avalia a necessidade, o paciente passa por um tratamento realizado em até cinco consultas e, caso haja necessidade, recebe a prótese. Tudo de forma gratuita”, explicou o coordenador.
Eduardo de Paiva explicou ainda que qualquer jequiaense que apresente algum problema bucal pode procurar os profissionais do Programa de Saúde da Família que os encaminharão para o atendimento.
A entrega de prótese dentária faz parte do Programa Brasil Sorridente, do governo federal, que realiza ações para facilitar e ampliar o acesso da população a tratamentos odontológicos de forma gratuita.
Em Jequiá da Praia, em dois anos, aproximadamente 1.500 pacientes receberam próteses dentárias, totalizando mais de 4.800 consultas, apenas referentes a este tipo de tratamento odontológico, mais uma ação de saúde pública garantida pelo prefeito Marcelo Beltrão.
“Assim como os outros serviços de saúde pública, a saúde bucal também é muito importante para a população de Jequiá da Praia. Nós possibilitamos, principalmente aqueles mais carentes, tratamentos odontológico com qualidade de forma gratuita”, ressaltou o prefeito Marcelo Beltrão.

 Brasil Sorridente

Criado em 2004, o Programa Brasil Sorridente faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal e prevê uma série de ações para facilitar e ampliar o acesso da população ao tratamento odontológico gratuito aos brasileiros por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre as medidas do programa, destacam-se as ações de promoção e prevenção, com viabilização da adição de flúor nas estações de tratamento de águas de abastecimento público; a reorganização da Atenção Básica em saúde bucal, principalmente com a implantação das Equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família; a ampliação e qualificação da Atenção Especializada, especialmente com a implantação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e a reabilitação protética, por meio dos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias.