Geral

Profissionais que atuam no setor de Inteligência são capacitados em Alagoas

23/09/2014

large (1)Profissionais da segurança pública participaram do Curso de Operações de Inteligência (COI) 2014 realizado pela Secretaria de Estado da Defesa Social de Alagoas (Seds-AL) em parceria com o Ministério da Justiça por meio da Secretária Nacional de Segurança Pública (SENASP). O encontro aconteceu no período de 8 a 20 deste mês e reuniu 48 representantes dos estados de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão, Brasília e Paraná.

O curso, realizado em Alagoas, contou com exposições teóricas, debates, trabalhos em grupos na sede da Defesa Social e exercícios práticos em cenários simulados, previamente estabelecidos pelos instrutores do COI. No decorrer das 90 horas aulas ofertadas, os participantes receberam capacitação específica para trabalhar em operações que envolvem dados sensíveis e sigilosos. Nos últimos três dias os participantes trabalharam com uma situação hipotética para localizar e prender cinco contraventores.

O secretário de Estado da Defesa Social de Alagoas, Diógenes Tenório, destacou a importância do COI para confecção da informação final que irá auxiliar o processo decisório e as ações específicas no âmbito da inteligência. “A segurança pública não é feita apenas com aparelhamento e aparato tecnológico, mas também com a inteligência e integração, conceitos disseminados nesta capacitação”, afirmou o gestor da Seds.

O representante da coordenadoria geral de inteligência da Senasp Paulo Roberto de Carvalho falou da importância da parceria entre a Defesa Social de Alagoas e o Ministério da Justiça. “É um honra concretizar mais um evento aqui. Alagoas foi o Estado pioneiro com o Projeto Brasil Mais Seguro e é um grande precursor das nossas ações. Essa corrente de integração nos fortalece para enfrentar os novos desafio e trazer benefícios para sociedade”, salientou Paulo Carvalho.

Homenagem – Durante a solenidade de encerramento do COI, realizada no dia 20 deste mês, foram feitas homenagens ao major da Polícia Kyllderis Cardoso, com a presença dos familiares do militar. “O major Kyllderes deixou uma marca significativa no combate à criminalidade. Esse bravo guerreiro que atuava de forma ‘silenciosa’ no setor de inteligência sempre estará presente entre nós com o legado do seu trabalho”, lembrou o secretário Diógenes Tenório.

O major da Polícia Militar Kyllderis, que trabalhava no serviço de inteligência da Seds, teve contribuição significativa no treinamento de militares e combate aos crimes praticados em Alagoas. O militar faleceu durante um acidente automobilístico na BR-424, no município de Marechal Deodoro, no dia 13 deste mês.