Cidades
Arapiraca: Conselho Tutelar já atendeu 491 famílias neste período
No período de janeiro a junho deste ano, o Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente de Arapiraca, localizado na Rua Guanabara, no bairro Capiatã, mostra que está atento e acompanhando de perto os casos de violação dos direitos dos jovens no município.
De acordo com relatório divulgado neste fim de semana, 491 famílias receberam atendimentos em diversos casos envolvendo crianças e adolescentes.
O órgão informou que foram notificados 491 casos, com núcleos familiares envolvendo 325 meninos e 305 meninas.
Ainda de acordo com o relatório apresentado pelo Conselho Tutelar, no período também foram registrados 60 casos de agressão física, 44 ocorrências de violência doméstica, além de 28 casos de crianças abandonadas pelos pais e 37 registros de dependência química de menores de idade.
Segundo o presidente do Conselho Tutelar de Arapiraca, Thiago Pereira, o órgão adotou medidas para aconselhamento às famílias e encaminhamento à Defensoria Pública, Ministério Público Estadual (MPE), Juizado da Infância e da Juventude, entre outras ações para proteção de crianças e adolescentes vítimas de algum tipo de abuso ou violência.
Mobilização
Thiago Pereira disse que existe uma forte parceria com a Prefeitura de Arapiraca, Conselhos Setoriais, Polícia Militar, Delegacia da Infância e da Juventude, Secretaria da Paz, abrigos e comunidades terapêuticas.
O conselheiro tutelar adiantou que o órgão também promove reuniões nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), hospitais, palestras nas escolas e participação em eventos em outros municípios e estados, para a troca de experiências no trabalho de proteção e garantia dos direitos dos jovens.
Thiago Pereira pede o apoio da sociedade para relatar qualquer tipo de violência contra menores, com a procura no Conselho Tutelar ou por meio do disque-denúncia pelo telefone 100.
Reforço
O trabalho dos Conselho Tutelar ganhou um importante reforço, no último fim de semana, com a
entrega de um veículo Chevrollet Spin para auxiliar os conselheiros em diversas ações em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
O veículo foi conseguido pela prefeitura, com apoio do senador Renan Calheiros [PMDB] e do deputado Paulão [PT] junto à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
A prefeita Célia Rocha (PTB) e o representante do Conselho Tutelar, Zeilton Oliveira, receberam das mãos da ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), as chaves do veículo, além de cinco computadores, uma impressora multifuncional, um refrigerador e um bebedouro.
O veículo chegou em Arapiraca e foi repassado pelo secretário de Assistência Social, Daniel Rocha, ao grupo de conselheiros tutelares, que a partir de agora, contam com mais estrutura para ampliar o trabalho de defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes do município.
Mais lidas
-
1DEFESA
Análise: Índia tem equipamentos mais eficientes do que caças Tejas Mk1A a oferecer ao Brasil
-
2CHÁCARAS DE LUXO
Justiça determina a reintegração de áreas da Usina Utinga Leão invadidas desde 2009
-
3FIM DO CERTAME
Concurso de cartórios em Alagoas chega ao fim com resultado prestes a ser divulgado
-
4APOIO
Hugo Wanderley reage contra suspensão de operação Pipa e pede apoio a Bancada Federal
-
5COMUNICAÇÃO
Jornal Tribuna do Sertão marca presença no Google News Summit, um debate sobre o futuro do jornalismo no Brasil