Geral

Hamas anuncia sequestro de soldado israelense e Gaza tem nova noite de bombardeios

20/07/2014
Hamas anuncia sequestro de soldado israelense e Gaza tem nova noite de bombardeios

hams635414659880242472w(1)O braço armado do Hamas, Ezedin al-Qassam, informou neste domingo (20/07) que o grupo sequestrou o soldado israelense Shaul Aaron. O Exército israelense não confirmou a declaração, mas realizou novos ataques noturnos em bairros ao norte de Gaza após o anúncio.
Hoje foi o dia mais violento na região desde que Israel iniciou a operação Margem Protetora ou Penhasco Sólido há 12 dias. Mais de cem palestinos e 13 soldados israelenses morreram e centenas de pessoas ficaram feridas pelas ações realizadas desde a madrugada de sábado.
O último sequestro de um soldado israelense realizado pelo Hamas foi em 2006. Ele foi mantido refém até 2011, quando foi libertado em troca de 1.027 prisioneiros palestinos, a maioria dos quais foi posteriormente recapturada por Israel. Logo após o anúncio do novo rapto, dezenas de pessoas saíram à ruas de Gaza para celebrar a captura. Israel respondeu com fogo de artilharia.
O maior massacre desde o início do conflito ocorreu hoje no bairro de Shahaiya, o mais povoado de Gaza, onde mais de 60 pessoas morreram durante um intenso bombardeio de mais de 10 horas da aviação, marinha de guerra e artilharia de Israel.
Leia também: Especial de Opera Mundi sobre os 65 anos da criação do Estado de Israel
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, que chegou hoje ao Catar e fará um percorrido no Oriente Médio para tentar aplacar a tensão em Gaza, classificou como “terrível” a ação contra Shahaiya e pediu que ambas as partes respeitem o direito humanitário e que Israel “se contenha e proteja os civis em Gaza”.