Geral

Morre alagoano ex-combatente da Segunda Guerra Mundial

15/07/2014
Morre alagoano ex-combatente da Segunda Guerra Mundial
Foto: Arquivo familia

Foto: Arquivo familia

 

José Correia Quintela, 97 anos, ex-combatente da segunda guerra mundial, um dos últimos cinco ainda com vida no estado, faleceu no último dia 12, após resistir à 4 derrames, aos 97 anos e totalmente lúcido. Seu sepultamento aconteceu no dia 13/07, em Boca da Mata-AL.

José Correia era morador da cidade de Boca da Mata, zona da mata alagoana desde o seu nascimento, Quintela era pai de 15 filhos e inúmeros netos e bisnetos e com 6 tataranetos.

Servindo a sociedade alagoana após a segunda guerra como agente da polícia civil durante muitos anos, José passou os últimos anos de sua vida sem reconhecimento vivendo em sua humilde casa sem as honras de um herói nacional.

De família numerosa deixou um legado apenas imaterial. “Tentei de todas as formas entrar para o exército porque me orgulhava de saber e dizer que meu avô era um herói de guerra que tinha servido ao nosso país para defender o mundo das atrocidades de Hitler e sempre falava sobre isso nos tempos de ginásio, foi muito comovente enterrar nosso herói que alimentava meus sonhos de criança com seu patriotismo” conta seu neto Landstayner Quitela.

Landstayner disse que a história dos heróis de guerra alagoanos está se perdendo por não haver um acervo extenso de suas ações naquela guerra, e muito dessa história está sendo sepultada com o ex-combatente do FEB .

“Apenas um carro com 3 militares estiveram para fazer a salva de corneta, poucos amigos foram ao seu enterro, pois a maioria já se foram e outros de idade avançada não puderam comparecer, sua história deve não ser de conhecimento geral da cidade de pouco mais de 25 mil habitantes e nem do estado, ele era o quinto em vida no estado que participou da II guerra” lamentou Landstayner.