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Economia sem economês (III)

12/07/2014
Economia sem economês (III)

    TERCEIRA AULA. Conhecendo-se alguns tipos de bens/serviços econômicos na aula anterior, torna-se imperioso submetê-los aos mercados onde se dará o encontro da oferta e da procura.  Isto é, vendedores e consumidores à procura de satisfazer suas necessidades no mundo o globalizado. E, portanto, serão conhecidos os mercados principais.

CONCORRÊNCIA PERFEITA. Número excessivo de empresas  oferecendo bens/serviços à população. Existem fracas barreiras no que diz respeito ao ingresso na atividade, bem como a saída do mercado. E, por conseguinte, cada concorrente vende um produto único apenas diferenciado pela marca/ publicidade pela diferença subjetiva. Exemplo: feira livre.

OLIGOPÓLIO. Pequeno número de empresas controlando parcela expressiva do mercado. Forte bloqueio à entrada de concorrentes, produtos homogêneos/ diferenciados. Tendência à concentração de capitais através de fusões de empresas. Indústria automobilística, vidros, cimento, aço, pneumáticos, química, petroquímica, supermercados BOMPREÇO/PÃO DE AÇÚCAR/EXTRA etc.

MONOPÓLIO. Única empresa exploradora de bens/serviços e, portanto, administra o preço sem concorrente próximo. Há o monopólio técnico ( Eletrobras), bem como o monopólio legal ( Petrobras ) – criada pelo presidente Getúlio Vargas ( 1953).E, ainda, a Empresa de Correios e Telégrafos ( empresa pública) que não admite concorrente no âmbito da União. Contudo, aceita a terceirização através de concessão pública. Nesse sentido, o monopólio é prejudicial à população em face de inibir à iniciativa privada que, por sua vez, geraria emprego/renda.

MONOPSÔNIO.Única empresa compradora  de determinado produto. Por exemplo, fábrica de cigarros na aquisição de fumo em determinadas localidades. Fábrica de leite onde os pequenos produtores são obrigados a vender  a matéria-prima ( leite )  ao preço imposto pelo comprador do produto que, por sinal, é único.

OLIGOPSÔNIO. Poucas empresas compradoras; preço do produto determinado pelos demandantes; grande dificuldade de entrada no mercado para novos compradores. Indústria automobilística/ agroindústria , são exemplos desse tipo de mercado.

TRUSTE. Várias empresas detêm a maior parte do mercado, e, por isso, combinam-se e/ou fundem-se para atuar no mercado com mais força. HSBC ( banco internacional com vários capitais de outras nações).

CARTEL. Grupos de empresas independentes. Reúnem-se para administrar o preço do produto vendido ao mundo inteiro. OPEP – Organização de Países Exportadores de Petróleo – e, por conseguinte, determina o preço do barril do petróleo que será comercializado no mercado globalizado.

DUMPING. Dá-se a venda de produtos abaixo do custo ( CT = CF + CV ) a fim de baratear o produto visando derrubar os concorrentes. Isso acontece com as empresas multinacionais, isto é, esse artíficio é usado nas filiais colocadas nos países periféricos. Na sede das empresas o produto é vendido a preço normal de mercado.
Por fim, vale lembrar que a produção econômica é obtida pela combinação dos fatores de produção, isto é, trabalho + capital + recursos naturais (terra/energia) + recursos humanos ( mão-de-obra) + iniciativa empresarial.
Por outro lado, a população economicamente ativa é aquela que se encontra efetivamente integrada no mercado de trabalho. É composta pela população ocupada e pelos desempregados. Enquanto a população dependente, é aquela que não tem condições de oferecer força de trabalho, ou ainda, não tem idade para exercer as funções trabalhistas. Já as pessoas na faixa etária entre 15 a 64 anos fazem parte da população ativa ou população produtiva. Organização: Francis Lawrence.