Geral

Holanda aproveita elenco e é semifinalista que mais usou jogadores na Copa do Mundo

08/07/2014
Holanda aproveita elenco e é semifinalista que mais usou jogadores na Copa do Mundo

Louis Van Gaal fez proveito do elenco e já usou 21 jogadores na Copa - Foto: Getty

Louis Van Gaal fez proveito do elenco e já usou 21 jogadores na Copa – Foto: Getty

  Dona do melhor ataque da competição com 12 gols, a Holanda também é líder em uma outra estatística até aqui na Copa do Mundo de 2014: dentre os times semifinalistas, é a seleção que mais colocou atletas em campo até aqui no torneio.
Do dia 13 de junho, na estreia contra a Espanha, até a partida de quartas de final contra a Costa Rica, o técnico Louis Van Gaal colocou nada menos do que 21 dos 23 jogadores do seu elenco em campo. Como comparação, a Argentina usou 20 atletas. Brasil, com 19 (20, se confirmada a escalação de Dante nesta terça-feira), e Alemanha, com 17 atletas, completam a lista.
O fato de ter usado tantos jogadores se explica mais pelas escolhas estratégicas do que pelo acúmulo de desfalques. Para a maioria, provavelmente, o maior exemplo foi dado justamente nas quartas de final, quando colocou o goleiro Tim Krul no último minuto da prorrogação apenas para a disputa de pênaltis.
A lateral direita foi outro setor que passou por transformações. Janmaat – que pode ser titular nesta quarta-feira contra a Argentina, após o zagueiro Ron Vlaar ter virado dúvida – foi escalado desde o começo e atuou em todos os minutos nos três jogos da fase de grupos. Nas oitavas, Verhaegh foi titular e atuou por 60 minutos. Por fim, nas quartas, Dirk Kuyt atuou no setor desde o princípio do jogo.
E ser decisivo e fazer gol não significa necessariamente que o atleta vá receber uma sequência. Exemplo disso é o meia Fer. Contra o Chile, ele atuou por 18 minutos e fez o segundo gol na vitória pelo terceiro jogo do grupo B. E não entrou mais.
Mas são apenas dois os atletas que não tiveram a chance de atuar ainda no elenco holandês na Copa: o goleiro Michel Vorm e o meio-campista Clasie, que chegou a ser cotado para atuar contra o Chile, mas não conseguiu ser titular.