Geral
Adutora do Agreste entra em testes e vai beneficiar 400 mil pessoas


Estação levará água captada do rio São Francisco para o reservatório do sistema adutor (Foto: Ascom Casal)
A nova adutora do Agreste, que está em fase final de construção mediante parceria público-privada envolvendo a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a CAB Água do Agreste, está em testes operacionais. A água captada no rio São Francisco, no município de Traipu, já está chegando ao reservatório da Serra dos Manões, que é o principal reservatório do sistema adutor.
Na semana passada, de acordo com o presidente da Casal, Álvaro Menezes, os testes foram muito prejudicados pela constante falta de energia elétrica na região. “Apesar disso, a estimativa é de que na próxima semana já comece a chegar água na estação de tratamento, em Arapiraca”, revelou Menezes. Na estação de tratamento, segundo ele, haverá também um período de testes específicos.
A nova adutora vai duplicar a produção de água do sistema coletivo do Agreste, que passará dos atuais 1.500m³/h para 3.000m³/h. Cerca de 400 mil pessoas deverão ser beneficiadas com o empreendimento, nos 10 municípios integrantes do sistema coletivo da região, principalmente Arapiraca.
Mais lidas
-
1DEMOLIÇÃO
Justiça Federal determina paralisação e desmonte de parque aquático e polo industrial em área indígena Xukuru-Kariri
-
2DISPUTA
Embalado pelo título da Copa Alagoas, CSE enfrenta CSA nesta quarta, por uma vaga na Copa do Brasil 2026
-
3FUTEBOL
CSE é bicampeão da Copa Alagoas 2025 nos pênaltis após empate sem gols contra o Penedense
-
4CAOS PERSISTE
Usuária do SUS em Palmeira dos Índios desabafa: “Os vereadores foram comprados pela prefeita”; veja vídeo
-
5NA JUSTIÇA
Sentença expõe gestão do ex-prefeito-imperador: quem vai ressarcir a compra de terreno em área indígena feita por R$ 1 milhão com recursos públicos?