Geral

Forró e repente animaram o último programa do IZP no São João

27/06/2014
Forró e repente animaram o último programa do IZP no São João

IZP no São João de Alagoas abriu espaço para os artistas alagoanos mostrarem seus talentos, divulgarem seus trabalhos e tocarem ao vivo Foto: Ascom IZP

IZP no São João de Alagoas abriu espaço para os artistas alagoanos mostrarem seus talentos, divulgarem seus trabalhos e tocarem ao vivo Foto: Ascom IZP

O IZP no São João de Alagoas encerrou o programa nesta sexta-feira (27), com transmissão ao vivo pelas rádios Educativa FM e Difusora AM, direto da Cuscuzeria Café, na Jatiúca. A festa contou com a presença de cantores, músicos e violeiros, que representaram toda a diversidade e força da cultura alagoana, fechando com chave de ouro a 4ª edição do projeto.
Por meio dos programas especiais, o IZP no São João de Alagoas abriu espaço para os artistas alagoanos mostrarem seus talentos, divulgarem seus trabalhos e tocarem ao vivo. Ao longo desta 4ª edição, sanfoneiros, estudiosos, cantores, compositores, repentistas, cordelistas, músicos e personalidades da cultura passaram pelos microfones das emissoras do IZP, destacando as manifestações artísticas e culturais presentes no período junino.
Edinho Vovô, forrozeiro nato, destacou a importância do projeto. “Fico muito grato e orgulhoso pelo convite de participar de um programa como esse, que incentiva os artistas, principalmente os da terra. É maravilhoso fazer parte um evento assim que, com certeza fica pra história da nossa vida”, comentou.
Além dele, os artistas Anderson Fidellis, Betinho Marcolino, Zeza do Coco, Fagner Dübrown, Zé Mocó e Zé de Princesa; o comodoro do Iata Clube Pajuçara, Moacyr Albuquerque; a proprietária da Cuscuzeria Café, Manuela Magalhães; o radialista que deu voz aos radiodocumentários Gente Nossa, Marcos Vasconcelos; e o presidente do Instituto Zumbi dos Palmares, Marcelo Sandes, participaram da atração. O programa foi encerrado ao som do dedilhado da viola e o repente de João de Lima.
O apresentador Marcos Guimarães gostou dos resultados desta edição. “Eu fico realmente em estado de graça de participar deste projeto. Apesar de estar no ar há quatro anos, é sempre um aprendizado trabalhar com essa equipe excelente”, comentou.
A série especial de programa de rádio “IZP no São João de Alagoas” contou com 14 edições, que foram ao ar de 10 a 27 deste mês, de segunda a sexta-feira, abrindo espaço para músicos, trios, produtores e gestores culturais e artistas que atuam e fazem acontecer o São João em nossa cidade e Estado, recheada de entrevistas, reportagens, homenagens e muito forró ao vivo.
O IZP no São João de Alagoas contou ainda com o quadro Gente Nossa!, uma homenagem a artistas alagoanos de tradição junina. Foram exibidos dez  radiodocumentários inéditos com duração de 30 minutos, narrados pelo radialista Marcos Vasconcelos. Dentre os homenageados os forrozeiros Luiz Wanderley, Benedito Nunes, Xameguinho, Geraldo Cardoso; o violeiro e repentista João de Lima; a Banda de Pífano Esquenta Muié, de Marechal Deodoro; Nelson da Rabeca e Zeza do Coco; a literatura cordel e o Artesanato alagoano. Também foram reexibidos alguns radiodocumentários da edição de 2013.
O projeto IZP no São João de Alagoas é uma realização do Instituto Zumbi dos Palmares com o apoio do Governo de Alagoas, Secretária de Estado da Comunicação, Cuscuzeria Café e do blog Forró Alagoano. O programa contou com a apresentação de Marcos Guimarães, produção de Iranei Barreto, trabalhos técnicos de Edson Silva e apoio de Nicollas Serafim, Ribamar Levine, Amanda Neves, Bruno Menezes e Givaldo Kleber.