Geral
Feijoada é o carro-chefe da culinária da Região alagoana dos Quilombos


Dentre os pratos que mais remetem à cultura quilombola, a feijoada é o carro-chefe em meio a um cardápio bastante diversificado (Foto: Divulgação)
Depois de passar pelo Baixo São Francisco, a Agência Alagoas agora traz o que há de melhor no quesito gastronômico da Região dos Quilombos, cenário que se destaca por ser o berço da resistência negra, do líder alagoano Zumbi dos Palmares. O Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em União dos Palmares, foi o maior e mais bem organizado quilombo brasileiro, funcionando como uma espécie de confederação que abrigava os vários quilombos existentes naquela localidade.
Dentre os pratos que mais remetem à cultura quilombola, a feijoada é, sem dúvida, o carro-chefe em meio a um cardápio bastante diversificado, que também traz o famoso pirão de farinha. A iguaria é encarada como um exemplar dos tempos de escravidão, que preserva a tradição da época da Civilização do Açúcar, segundo explica o diretor de Destinos e Produtos da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Renato Lobo.
“Popularmente, é bem difundida a questão envolvendo a origem da feijoada. A versão é que os senhores de engenho davam aos escravos apenas os “restos” dos porcos, depois que eles já tinham sido preparados na casa grande. Como não tinham muitas opções, os escravos cozinhavam os ingredientes com feijão e água, daí a receita. Até hoje, a feijoada é vista como um prato típico da região”.
O prato
A feijoada é um guisado de feijão com carne, que normalmente é servido acompanhado de arroz branco. No Brasil, o prato pode ser encontrado com feijão preto e vários tipos de carne de porco e de boi. Entre os acompanhamentos brasileiros, estão também a farofa, couve refogada e laranja fatiada.
Dentre as receitas mais servidas na Região dos Quilombos, está a Feijoada Quilombola, preparada à base de carne de sol, calabresa, carne de porco, bacon e outros ingredientes, com tempo de preparo de aproximadamente duas horas.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Estado inicia nesta segunda pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundef
-
2RÚSSIA
Brasil não compra briga com EUA e ignora potencial de relações com Coreia do Norte, diz analista
-
3ACIDENTE
Colisão entre carros deixa três mortos e dois feridos na BR-316, em Cacimbinhas
-
4RÚSSIA
Analista: sistema de mísseis Oreshnik neutraliza ameaças da UE que se prepara para guerra com Rússia
-
5FUTEBOL
Brasil é campeão da Copa América Feminina: Marta brilha no tempo normal e Lorena decide nos pênaltis