Brasil
Justiça Eleitoral lança manual e cartilha para as Eleições 2014

Para facilitar o bom andamento dos trâmites ligados às eleições que se aproximam, a Justiça Eleitoral elaborou material de suporte aos candidatos e partidos políticos no que tange à arrecadação, gastos e prestação da campanha eleitoral. Foram feitos um Manual de arrecadação, gastos e prestação de contas da campanha eleitoral 2014 e uma Cartilha sobre a Prestação de Contas das Eleições 2014.
O manual discorre sobre legislação aplicável, comitês financeiros, recibos eleitorais, CNPJ, contas bancárias, arrecadação e aplicação de recursos, prestação de contas, análise e julgamentos de contas, prestação de informações pelos diretórios municipais e fiscalização. Já a cartilha reúne um resumo dos principais temas relacionados à prestação de contas.
Segundo Adriana Felícia Freire Peixoto, Chefe da Seção de Contas Eleitorais e Partidárias (SCEP) do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), uma das novidades para as eleições deste ano é que os partidos que optarem por realizar, direta e exclusivamente, a arrecadação e aplicação de recursos de campanha, não estão obrigados a constituir comitês financeiros, salvo para o comitê financeiro nacional para Presidente da República.
As publicações cobrem temas importantes desde os preparativos anteriores ao inicio da campanha eleitoral até aos necessários após o término do pleito. O material está disponível nos sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do TRE/AL.
Por Ascom TRE/AL
Mais lidas
-
1EM REGIME ABERTO
Justiça condena advogado e ex-comandante da PM por lavagem de dinheiro
-
2JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro
-
3JUSTIÇA
Alexandre de Moraes determina prisão de Fernando Collor
-
4MISTÉRIO EM ARAPIRACA
A história de Cecília, ex-mãe de santo de Collor à irmã evangélica desaparecida
-
5STF
Primeira Turma do STF tem maioria para condenar Débora Rodrigues