Cidades

Pesquisa para Plano de Mobilidade Urbana termina nesta terça

09/06/2014

 

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), termina nesta terça-feira (10) a pesquisa domiciliar de Origem/Destino, realizada na região metropolitana de Maceió. A pesquisa irá subsidiar o Plano de Mobilidade Urbana 2014, que inclui a região de Satuba, Rio Largo e Maceió e deve ficar pronto até o final deste ano.

 

Os pesquisadores visitaram 78 zonas e os quase três mil questionários respondidos estão sendo digitalizados. A próxima fase é o processo de tabulação e modelagem do modelo de transporte, visando os anos de 2016, 2024 e 2034.  A última pesquisa desse tipo foi realizada em 1978.

 

Até o começo de agosto, deve ser entregue o primeiro relatório da Pesquisa, que também será disponibilizado para a Prefeitura de Maceió, para ajudar no plano de transporte da cidade.

 

Em paralelo a esta etapa domiciliar, também foram realizadas a segunda e a terceira parte da pesquisa, que corresponde a análise de Linha de Travessia para contagem volumétrica de lotação dos ônibus coletivos e de tráfego local e a pesquisa de Contorno, na qual todos os acessos à cidade de Maceió foram monitorados para contagem de tráfego de entrada e saída de veículos.

 

O resultado desse trabalho deve se manter atualizado por até 20 anos, com a necessidade de calibração após dez anos apenas para complementação dos dados. “Até o final deste ano devemos ter o nosso Plano de Mobilidade Urbana pronto”, diz Roberta Rosas, superintendente de Transporte e Logística da Seinfra.

 

Rosas ainda destacou a importância da participação da população durante a pesquisa. “Tivemos algumas dificuldades, mas que já esperávamos. Criamos mecanismos que ajudaram a nossa entrada nos prédios e conjuntos fechados. Podemos afirmar que a população atendeu ao chamado e contribuiu com este projeto, que é importante para toda população”, garantiu.