Geral

Defesa Social divulga esquema de segurança para a Copa do Mundo

30/05/2014
cupuladeseguranca7

Cúpula de segurança da Copa em Alagoas divulga estratégias de policiamento (Foto: Ascom Seds)

    Alagoas terá mais de 400 policiais – sendo 300 militares – trabalhando durante a Copa do Mundo. O esquema de policiamento para o período do Mundial foi divulgado na manhã desta sexta-feira (30), em entrevista coletiva concedida pela cúpula de segurança do evento em Alagoas. A operação será realizada entre os dias 11 de junho, data da chegada da delegação de Gana em Maceió, e 18 de julho, cinco dias após o término do Mundial.
Segundo o coordenador-geral do Comitê Executivo de Segurança Integrada Regional da Copa do Mundo, o delegado da Polícia Federal Gustavo Gatto, uma Célula de Inteligência Operacional instalada na Defesa Social de Alagoas funcionará 24 horas por dia, em articulação com o plano de atuação geral, em Brasília. “Os trabalhos conduzidos pela equipe de inteligência regional são interligados a Brasília, que concentra as ações em todo o país”, afirmou.
De acordo com o esquema, não haverá isolamento de vias. A intenção é manter o fluxo do trânsito normal, sem causar transtornos para os motoristas em Alagoas. A Força Aérea Brasileira irá auxiliar os trabalhos no Aeroporto Zumbi dos Palmares para garantir a mobilidade aérea.
A cúpula de segurança do evento em Alagoas é composta pelo secretário da Defesa Social, Diógenes Tenório, o delegado Gustavo Gatto e o coordenador-adjunto do Comitê, o coronel da Polícia Militar Lima Júnior.
Os planos de segurança foram elaborados em nível geral e regional, por meio de oficinas de treinamento com a participação das cúpulas de segurança estadual, federal e municipal.
O secretário Diógenes Tenório reafirmou o compromisso do Estado com a tranquilidade dos turistas e alagoanos. “Todos os órgãos de segurança foram integrados e seus agentes estão bem treinados. Acreditamos que todo o esforço estrutural será recompensado e a presença de Gana não irá comprometer a segurança”, afirmou.
O Estádio Rei Pelé, em Maceió, foi escolhido como Centro de Treinamento pela Seleção de Gana e Alagoas, um dos principais destinos turísticos do país, é potencial rota de visitantes durante o período da Copa, já que se encontra entre os estados da Bahia e Pernambuco, ambos sedes de jogos do Mundial.