Geral

Alagoas é destaque em programa ambiental da Unesco

30/05/2014
Alagoas é destaque em programa ambiental da Unesco
Preservação ambiental é possível graças a ações realizadas pelo Estado, como replantio, cujos resultados têm recebido reconhecimento (Foto: Ascom IMA)

Preservação ambiental é possível graças a ações realizadas pelo Estado, como replantio, cujos resultados têm recebido reconhecimento (Foto: Ascom IMA)

  O Estado de Alagoas é destaque no Programa o Homem e a Biosfera (MAB), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o maior número de Postos Avançados e Núcleos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, 15 no total, os outros 15 Estados somam mais 41.
O que mais chama a atenção é a quantidade de ações e resultados, segundo o Instituto do Meio Ambiente (IMA). “O destaque mereceu a entrega de um prêmio de reconhecimento ao Governo do Estado, no ano passado”, afirma Afrânio Menezes, coordenador do programa em Alagoas.
Outra ação importante, e que já apresenta resultados, é o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre 23 usinas do setor sucroalcooleiro, Ministério Público Estadual (MPE) e o IMA, para recomposição de 2.860 hectares de matas ciliares em um prazo de dez anos.
O governador Teotonio Vilela Filho, começou a assinar os termos em dezembro de 2009 e a recomposição das áreas iniciaram no mesmo ano. Até 2013 foram replantados mais de 700 hectares. “Além do replantio, percebemos que há ganhos também com a manutenção de áreas adjacentes. Há locais onde antes havia muita pressão para suprimir a vegetação e hoje já é possível observar que foram deixados para que se recuperem naturalmente”, afirma Adriano Augusto, diretor-presidente do IMA.
Ele reconhece que ainda há dificuldades a serem vencidas, como o tamanho do órgão frente à demanda e as exigências impostas pelo desenvolvimento do Estado. “Mas mesmo assim temos avançado e isso é perceptível na mudança de concepção. Podemos aliar preservação com desenvolvimento”, disse Adriano Augusto.