Geral

Representantes da Sesau participam de reunião do Programa Juventude Viva

30/05/2014
Representantes da Sesau participam de reunião do Programa Juventude Viva

    Para enfrentar o desafio da violência entre a juventude alagoana, foi realizada nesta quinta-feira (29), na Diretoria de Promoção da Saúde, uma reunião do Comitê Gestor do Plano Juventude Viva, que reuniu representantes das Secretarias da Mulher, Defesa Social e Educação. O programa, que une esforços das gestões federal, municipais e estaduais, visa realizar ações para prevenção da violência, através de oportunidades de inclusão social, aprimoramento da atuação do Estado com ações educativas contra o racismo e a capacitação de agentes públicos para enfrentar o problema.

(Foto: Olival Santos )

(Foto: Olival Santos )

Durante o encontro, a diretora de promoção da saúde, Eliana Padilha, explicou que a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) realiza capacitações para a promoção de uma mentalidade de prevenção de acidentes e combate à violência, cultivando entre os jovens a cultura da paz. “A Sesau vai capacitar a partir de julho, 400 jovens entre 15 e 29 anos, como promotores da paz. Os jovens atuarão como multiplicadores em suas comunidades e escolas, compartilhando o conhecimento e uma nova forma de encarar os conflitos de forma pacífica”, destacou a diretora.
Os participantes são selecionados entre os moradores dos municípios de Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro, União dos Palmares, Rio Largo e São Miguel dos Campos. De acordo com a especialista em Vigilância em Saúde, Michelle Gama, as cidades são as que apresentaram os maiores índices de violência entre a população jovem.
“Infelizmente a juventude está inserida em uma realidade violenta, que demanda uma atitude preventiva da gestão pública”, destacou Michelle. Ela ressaltou, ainda, que durante a capacitação, os participantes aprendem a lidar com diversas formas de violência, a exemplo do bullying, que se refere à agressão verbal e/ou física entre alunos.

    Juventude Viva – O plano é uma iniciativa do Governo federal com o objetivo de enfrentar a violência, promovendo ações voltadas para a juventude. Ele une diferentes instituições do Estado para enfrentar a violência, atuando em conjunto com representantes da sociedade civil.
O Juventude Viva foi lançado em Alagoas há dois anos e já foi implantado nos estados da Bahia, Paraíba, Distrito Federal no município de São Paulo.