Geral
Murici recebe 10 leitos para atender dependentes químicos
Para garantir um atendimento humanizado e qualificado para pacientes com transtornos mentais e dependentes químicos, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), em parceria com o Ministério de Saúde e a Prefeitura Murici, inaugurou, nesta quinta-feira (22), 10 leitos exclusivos no Hospital Dagoberto Omena. As novas instalações foram adequadas e passaram por reformas com recursos e apoio técnico dos Governos federal e estadual.
Referência para os 11 municípios que integram a 3ª Região de Saúde, o atendimento em saúde mental de Murici vai disponibilizar cinco leitos femininos e cinco leitos masculinos. Composta por duas enfermarias, a equipe formada por psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e médicos (clínico ou psiquiatra) será capacitada para atuar no atendimento do hospital.
Segundo a secretária-adjunta de Estado da Saúde, Júlia Levino, “os 10 leitos representam um passo importante no tratamento a pacientes com transtornos mentais, que ainda sofrem muito preconceito social por sua condição”, destacou. A gestora ressaltou que a equipe multiprofissional, formada por psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, médicos psiquiatras e clínicos gerais, já foi devidamente capacitada pelo Estado e está preparada para tratar os pacientes com humanização.
Também presente ao evento, o gerente estadual de saúde mental, Berto Gonçalo, ressaltou que os novos leitos irão atender não apenas a população de Murici, mas de todas as cidades que compõem a III Região de Saúde. “Os leitos são unificados com a Rede de Atenção Psicossocial e irão funcionar regionalmente, atendendo a população que reside em Branquinha, Campestre, Colônia Leopoldina, Ibateguara, Joaquim Gomes, Jundiá, Murici, Novo Lino, Santana do Mundaú, São José da Laje e União dos Palmares”, destacou o gerente.
Agradecimento
Durante a inauguração, a usuária do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Murici, Ivone Santos, aproveitou a oportunidade para agradecer aos gestores pela atenção às pessoas que enfrentam problemas de ordem mental. Ivone lembrou que a estruturação dos Caps foi um passo decisivo na reinserção social de dezenas de pacientes de Murici e de Alagoas.
“A implantação destes 10 leitos de saúde mental no Hospital Dagoberto Omena nos proporciona muita tranquilidade. Em algum momento de crise poderemos ser atendidos na nossa cidade ou região. Este gesto assegura uma atenção humanizada, como realmente necessitamos”, disse Ivone Santos, que foi reinserida à sociedade após iniciar o tratamento no Caps de Murici.
O evento contou ainda com a presença dos representantes do Ministério da Saúde, Sônia Moura e Claudio Barreiros; do prefeito de Murici, Remy Calheiros; do secretário municipal de Saúde, José Medeiros; além de outras autoridades locais.
Mais lidas
-
1LITORAL NORTE
Incêndio de grande proporção atinge Vila Porto de Pedras em São Miguel dos Milagres
-
2
Prefeita reeleita e vice eleito terão que enfrentar a Justiça eleitoral para não perderem os mandatos
-
3SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
4FUTEBOL
Pré-temporada: ASA x Falcon se enfrentam nesta segunda-feira (23), no Fumeirão
-
5ACIDENTE
Condutor desvia de animal e colide com mureta na AL-115 em Palmeira dos Índios