Geral
Conisul já entregou mais de 50% dos medicamentos da primeira compra consorciada
Os treze municípios do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul), começam a sentir na prática a redução de custos com os resultados da primeira compra compartilhada. Com mais de 50% dos medicamentos entregues e os demais em trânsito, o Consórcio pretende finalizar as entregas até o final de maio. A redução dos custos pode chegar a R$ 23 mil por mês em um único município.
A união dos municípios para adquirir os medicamentos segue a orientação do Governo Federal, mas ainda se trata de uma novidade no estado de Alagoas, que está em processo de expansão. O Conisul começou a colocar os projetos em prática no início de 2014 e já está atendendo áreas como assistência farmacêutica, pretendendo ainda neste primeiro semestre ofertar procedimentos ambulatoriais e hospitalares, e projetos na área de resíduos sólidos e iluminação pública.
A primeira compra totalizou R$1 milhão de reais para a aquisição de medicamentos, como soros, antibióticos e anti-hipertensivos. Segundo o presidente do Consórcio e prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, o sistema de compras está passando por adaptações, mas existe o compromisso e o empenho em finalizar 100% dos pedidos sem nenhum tipo de problema.
O superintendente do Conisul, Pedro Madeiro, ressaltou que o modelo é novo no estado e visa à otimização dos recursos financeiros destinados a compra de medicamentos. Apesar da recente implantação, técnicos do Ministério da Saúde e de consórcios em outras partes do país avaliaram como positivas as primeiras ações do Consórcio.
Mais lidas
-
1ÚLTIMAS DO IMPERADOR
Diário Oficial revela pagamento de mais de meio milhão a posto de gasolina sem contrato regular em Palmeira dos Índios
-
2ARAPIRACA
Após posse, Luciano Barbosa mantém secretariado com poucas mudanças e define prioridades para novo mandato
-
3TRAGÉDIA NO EXTERIOR
Turista alagoana morre em incêndio de hotel na Tailândia
-
4CONFLITO
Ucrânia foi enganada pelo Ocidente para começar conflito com Rússia e sangra hoje, diz especialista
-
5LEGISLATIVO
Vereador Emílio Ferro é reeleito para a presidência da Câmara de Minador do Negrão pela terceira vez