Geral

Pescadora assume Federação dos Pescadores de Alagoas

16/05/2014
Pescadora assume Federação dos Pescadores de Alagoas

   5897 Em assembleia extraordinária, realizada nesta sexta-feira (16), em Maceió, foi empossada para o triênio 2014/2017, a presidente da Federação dos Pescadores de Alagoas, Eliane Moraes, para seu segundo mandato à frente da entidade. Pescadora desde os 12 anos de idade, Eliane Moraes é a primeira mulher a assumir uma federação da categoria no país. Ela foi reeleita com 90% dos votos dos representantes das 40 Colônias de Pescas de Alagoas.
Em seu primeiro mandato, no triênio de 2010 a 2014, Eliane Moraes conseguiu organizar todas as Colônias de Pescadores de Alagoas nos aspectos jurídico, social e previdenciário, além da descentralização das atividades administrativas da Federação dos Pescadores de Alagoas (Fapeal). Além disso, reivindicou junto ao ministério da Pesca carteiras para os pescadores e o registro profissional da categoria.
Eliane informa ainda que entre outras conquistas para os profissionais que desenvolvem atividade pesqueira no estado, destacam-se todos os benefícios e direitos sociais, informatização das Colônias de Pescadores de todas as regiões e o direito aos financiamentos do Plano Safra do governo federal.
Graças a sua atuação junto ao ministério da Pesca e o planejamento feito durante sua gestão, Alagoas foi contemplado com o maior condomínio residencial do Brasil destinado a pescadores. O empreendimento, realizado com recursos do Governo Federal, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida Entidades, será construído nas cidades de Piaçabuçú e Porto Real do Colégio.
“Nossa meta para o segundo mandato é construir mais moradias para as famílias dos pescadores alagoanos”, assegura Eliane Moraes. Segundo ela, toda documentação necessária já foi encaminhada pela Federação à Caixa Econômica Federal para adesão ao Plano de Habitação Rural para pescadores.
Os primeiros municípios a serem contemplados são o de Marechal Deodoro, Piranhas, Barra de Santo Antonio, Japaratinga, Piaçabuçú e Passo de Camaragibe. A meta é a construção de 300 novas unidades habitacionais para as famílias de pescadores.

 Posse em Brasília – Eliane Moraes também passará a acumular mais um cargo de destaque no cenário brasileiro. Ela vai assumir, no próximo dia 04 de junho, em Brasília, o cargo de presidente da Confederação Nacional dos Pescadores, já que atualmente é a vice-presidente da entidade.
Entre suas metas no novo cargo, explica Eliane, é trazer para Alagoas mais recursos do governo federal, uma unidade móvel de saúde para atender a categoria, além de novos equipamentos como barcos, motores, telecentro e cozinhas industriais.
“Meu maior objetivo em Brasília é conseguir recursos para a tão sonhada dragagem do complexo lagunar Mundaú e Manguaba”, confessa Eliane Moraes, que passará a ser a primeira mulher assumir duas confederações no país.