Geral

Ministro Renan Filho cancela agenda em Alagoas para acompanhar desabamento de ponte na BR-226

Redação 22/12/2024
Ministro Renan Filho cancela agenda em Alagoas para acompanhar desabamento de ponte na BR-226
Renan Filho - Foto: Reprodução


Na noite deste domingo (22), o ministro dos Transportes, Renan Filho, divulgou um vídeo nas redes sociais para informar sobre o desabamento da ponte na BR-226, que liga os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO). O acidente ocorreu por volta das 14h30 e resultou na confirmação de uma morte, além de dois caminhões encontrados submersos no rio Tocantins.

Segundo o ministro, as buscas precisaram ser interrompidas devido à presença de uma carga química em um dos caminhões, exigindo uma equipe especializada para retomar as operações nesta segunda-feira (23).

Mudanças na agenda e ações prioritárias

Renan Filho destacou que cancelou compromissos previamente agendados em Alagoas, incluindo o início das obras de duplicação da BR-101 e uma entrevista na TV Gazeta, para se deslocar à região do desabamento.

O ministro informou que já conversou com os governadores do Maranhão, Carlos Brandão, e do Tocantins, Wanderlei Barbosa, além de manter contato com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para alinhar as ações necessárias.

“Vou acompanhar o diretor-geral do DNIT para verificar as causas do acidente, determinar uma apuração profunda e iniciar as tratativas para o reestabelecimento da ponte”, afirmou.

Próximos passos


Renan Filho garantiu que as equipes do Ministério dos Transportes e órgãos competentes estarão no local para avaliar o impacto do acidente, buscar possíveis vítimas e garantir a segurança no entorno. “Estamos comprometidos em dar uma resposta rápida e adequada diante desse momento de dificuldade”, ressaltou.

O desabamento da ponte, uma ligação importante entre os estados do Maranhão e Tocantins, exige uma resposta urgente, tanto para minimizar os transtornos à população quanto para apurar as causas do colapso estrutural.