Geral

Formatura dos novos soldados é marcada pela emoção em Arapiraca

16/05/2014
Formatura dos novos soldados é marcada pela emoção em Arapiraca
cfpa1

Novos soldados perfilados para a formatura

    A alegria e o orgulho de centenas de familiares e amigos pode ser sentido através dos efusivos aplausos que perduraram por vários minutos após a entrada dos 208 novos soldados formados pelo 3º Batalhão de Polícia Militar, no Ginásio de Esportes João Paulo II, na manhã desta quinta-feira (15), em Arapiraca.
Demonstrando uma perfeita sincronia, após intenso treinamento, os soldados entraram no ginásio numa formação em duas colunas entoando a Canção do 3º Batalhão, para logo após perfilarem na formação original dos seis pelotões.
O tenente Emanoel Pedro, comandante da tropa de formandos solicitou permissão ao secretário de Estado da Defesa Social, juiz Diógenes Tenório, que na ocasião representou o governador Teotônio Vilela Filho, para dar início à formatura, onde por sua vez os novos soldados preparam uma homenagem a todos os policiais militares que colaboram ativamente na formação do corpo discente do Curso de Formação de Praças (CFP).
Em seguida, os três primeiros colocados do curso foram agraciados respectivamente pelo secretário da Defesa Social, pela prefeita do município, Célia Rocha, e pelo comandante geral da PM, coronel Marcus Pinheiro, com o brevê do curso e com o Registro Geral da Polícia Militar (RGPM), que consiste na cédula de identidade militar, substituindo a anterior de natureza civil, simbolizando a passagem do cidadão à condição de policial militar.
Após esse momento, os familiares e convidados puderam presentear cada formando cada um com o brevê do curso. O primeiro colocado geral, soldado Ewerton Carlos, natural da cidade de Penedo, destacou o sentimento do dever cumprido nesta primeira etapa de uma longa jornada na carreira que escolheu abraçar.
“Trabalhei dez anos numa empresa privada, então aproveitava os momentos de folga para estudar, dessa forma me adaptei a vencer o cansaço e utilizei essa experiência para me dedicar integralmente ao curso. Hoje, sinto-me pronto e motivado para defender a sociedade alagoana”, afirmou.
Antes do tradicional “fora de forma”, que marca o último comando de tropa que receberão em sua formação, os soldados mais uma vez realizaram evoluções em marcha a pé firme, entoando a Canção do Expedicionário, momento em que fizeram o juramento à bandeira nacional.
Em seu discurso, o comandante-geral frisou que a única profissão em que se faz um juramento com o sacrifício da própria vida é a militar, por isso os novos soldados precisam ter em mente a importância do compromisso que a partir desta data passam a ter para com a corporação e com o povo alagoano.
Já o secretário Diógenes Tenório reforçou que o foco de sua gestão é a integração entre as polícias, com uma causa e objetivo comum, contribuindo para a restauração da paz no Estado de Alagoas. “Vendo no semblante de cada um de vocês a vocação e o juramento que fizeram, senti minha energia ser revitalizada, dando-me forças para prosseguir com meu trabalho. Parabéns a todos os formandos, o povo alagoano precisa de vocês”, discursou Tenório aos formandos.
Prestigiaram também a solenidade o chefe do Estado Maior Geral da PM, coronel Ivon Berto; o chefe da Assessoria Militar da Assembleia Legislativa, coronel Paulo Amorim; o comandante do Policiamento de Área, tenente-coronel Wilson Silva; o comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), tenente-coronel Jeferson Clayton; o ex-comandante do 3º Batalhão, tenente-coronel Wellington Bittencourt; o assessor de comunicação da PM, tenente-coronel José Maxwell; o presidente da Associação dos Oficiais Militares de Alagoas (Assomal), major Wellington Fragoso; comandantes de unidades e subunidades da região, além de diversas autoridades civis, todos ciceroneados pelo comandante do 3º Batalhão, Thúlio Roberto Emery.
A previsão é que seja publicado no Boletim Geral de amanhã (16) a designação dos soldados nas unidades operacionais, principalmente na região do agreste, sertão e baixo São Francisco, onde os policiais passarão a atuar a partir da próxima semana.