Geral
Instituições debatem inclusão socioeconômica de catadores
Representantes de órgãos públicos, especialistas e cooperativas do estado estão debatendo ações de inclusão socioeconômicas dos catadores em Alagoas, no I Seminário Alagoano Pró-Catador. A iniciativa, que ocorre na sede da Associação Comercial de Maceió, é promovida pela Secretaria-Geral da Presidência da República e pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq). O evento também conta com o apoio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande).
O objetivo do seminário é discutir ações nas esferas Federal, Estadual e Municipal, visando a formulação de medidas para inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis e o encerramento de lixões no estado.
“Nós realizamos este seminário em todos os estados, para fazer um levantamento sobre a atual situação dos catadores e as ações executadas para incluí-los socialmente e economicamente, visto que esta é a única fonte de renda para muitos”, afirma Francisco Nascimento, representante da Secretaria Nacional de Economia Solidária, do Ministério do Trabalho e Emprego.
Durante o evento, o gerente de Cooperativismo e Associativismo da Seplande, Beda Diaz, apresentou ações executadas pelo Governo do Estado em prol dos catadores. “Aqui no estado temos o Programa Alagoas Catador, onde a Seplande é a responsável por executá-lo, em parceria com as demais secretarias e parceiros da iniciativa privada. Nós realizamos ações em conjunto com as cooperativas para cadastrar e capacitar os catadores de resíduos sólidos no estado”, explica.
O evento teve início na manhã desta quinta-feira (15), e se estende até a tarde desta sexta-feira (16).
Mais lidas
-
1LITORAL NORTE
Incêndio de grande proporção atinge Vila Porto de Pedras em São Miguel dos Milagres
-
2DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
4SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
5SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral