Geral
Estudantes de Limoeiro de Anadia desenvolvem projeto pioneiro sobre meio ambiente
Um projeto pioneiro voltado ao meio ambiente vem se tornando uma importante referência em educação no interior de Alagoas. Os alunos da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, em Limoeiro de Anadia, vêm intensificando diversas atividades no sentido de multiplicar conhecimentos sobre a valorização e, principalmente, a preservação ambiental no município.
Iniciado em março de 2012, o Projeto Meio Ambiente já faz parte de uma temática dentro do contexto escolar, tendo, inclusive, uma Comissão de Meio Ambiente (Covida), formada por um representante de cada turma e criada com a finalidade de fazer o mapeamento e estudos no município.
Entre as atividades desenvolvidas pelos alunos dentro do Projeto Meio Ambiente, está a manutenção de uma pequena horta dentro da escola. O objetivo é mostrar que é possível aproveitar pequenos espaços para fazer hortas e jardins.
No local funciona uma Farmácia Viva, onde alunos e professores cultivam plantas medicinais, a exemplo de capim-santo, erva cidreira, arruda, boldo, hortelã, entre outras ervas.
Recentemente, a escola foi contemplada com cerca de 4 mil mudas de plantas nativas, direcionadas ao reflorestamento ao redor da nascente da Barra do Tamanduá, importante fonte de água que abastece boa parte do município.
Ainda dentro do Projeto Meio Ambiente, na última quinta-feira (8), o secretário-adjunto de Agricultura e Meio Ambiente, José Ferreira de Souza, proferiu uma palestra sobre o rio Coruripe, que possui 1.600 quilômetros quadrados, nascendo em Palmeira dos Índios e percorrendo os municípios de Igaci, Tanque d’Arca, Mar Vermelho, Belém, Coité do Nóia, Limoeiro de Anadia, Arapiraca, Taquarana, Campo Alegre, Teotônio Vilela, São Miguel dos Campos e, finalmente, encontrando-se com o Oceano Atlântico em Pontal do Coruripe.
A palestra foi direcionada aos alunos do 8º e 9º anos que, paralelamente, já iniciaram um trabalho de mapeamento do rio, desde sua entrada até a saída do município. O objetivo é não deixar o rio, que está bastante degradado, morrer.
De acordo com Jeane Guilherme, diretora da escola, o projeto tem como objetivo multiplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula junto à família. “Proteger o meio ambiente e, principalmente o rio Coruripe, é uma obrigação de cada um de nós. Tudo o que é discutido dentro da sala de aula pode e deve ser multiplicado em casa, junto aos pais e familiares”, frisou a diretora.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais
-
5NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos