Geral
Diversidade e direitos humanos são temas palestra em Santana do Ipanema
Propor um grupo de estudos com profissionais da educação das escolas da rede pública, que compõem a 6ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), no Sertão, foi o objetivo da reunião, em Santana do Ipanema, sobre a política educacional para os direitos humanos e diversidade sexual. O evento reuniu coordenadores pedagógicos, professores e secretários escolares.
Coordenado pela Diretoria de Diversidades e Modalidades da Secretaria da Educação e do Esporte (SEE), o evento abordou o tema “Contratação e consolidação da cultura de direitos humanos na escola: Diversidade sexual e relações de gênero”, com profissionais da educação dos municípios de Santana do Ipanema, Senador Rui Palmeira, Poço das Trincheiras e Maravilha.
Como explica a gerente de Diversidade da SEE, Maria das Graças Pereira, o objetivo do curso para os grupos de estudos nas escolas da rede é oferecer aos participantes condições de conhecer e aprofundar, dentro de uma base teórica e legal, os temas “Direitos Humanos”, “Diversidade Sexual” e “Relações de Gênero”.
Segundo ela, o seminário é uma política de governo, executada pela SEE, e vai apresentar as discussões atuais sobre a temática, discutindo a construção de gênero masculino e feminino na sociedade contemporânea, propiciando uma educação para a compreensão da sexualidade e suas várias expressões e o respeito à orientação afetivo-sexual.
“Esse projeto se justifica pela carência de educadores na rede pública que trabalham com a temática da diversidade sexual e de gênero em sala de aula, nas Coordenadorias Regionais de Ensino de Alagoas”, afirma Maria das Graças.
Ela informa ainda que as pesquisas revelam que a escola é um dos principais ambientes onde ocorrem discriminações e agressões por motivo de orientação sexual e de gênero. Por isso, explica a coordenadora, que o seminário vai formar grupo de estudos para fomentar práticas pedagógicas que possibilitem mudanças significativas na escola. “Com o aporte teórico da formação, professores e coordenadores pedagógicos terão mais subsídios para tratar o tema no ambiente escolar”, assegura a gerente.
Cronograma – Além de Santana do Ipanema, a SEE já promoveu reuniões semelhantes com educadores e gestores da capital e da região de Palmeira dos Índios. Hoje, o encontro acontece em Delmiro Gouveia e, até o final do mês, serão promovidas discussões e exposições em União dos Palmares (13/5), Arapiraca (15/5), São Miguel dos Campos (20/5), Pão de Açúcar (22/5) e Penedo (27/5).
O seminário do curso de capacitação, que será dirigido aos profissionais da educação da rede pública dos 102 municípios alagoanos, ocorrerá em três etapas, a partir do mês de agosto próximo.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais
-
5NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos