Geral
Moradores da Vila Emater II são cadastrados no CadÚnico
Nessa quinta-feira(08.05), moradores da Vila EmaterII localizada no alto do bairro de Jacarecica em Maceió, tiveram a oportunidade de fazer o cadastramento no CadÚnico, executado na unidade móvel de atendimento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). A ação foi uma iniciativa da Associação dos Moradores (Asmove) e da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila), que contou com o apoio da Promotoria de Direitos Humanos do Ministério Público Estadual.
Cerca de 70 famílias levaram a documentação exigida para fazer o cadastro e o recadastramento, que possibilita a adesão em programas sociais como: Bolsa Família; Cadastro Social de energia; Minha Casa, Minha Vida; cursos profissionalizantes através do Pronatec; e bolsas nutricionais para gestantes e lactantes.
De acordo com Jadna Santos, Presidente da Asmove, a Vila Emater II é composta de 248 famílias que lutam por moradia digna e reconhecimento do poder público. “Essa foi a primeira vez que aconteceu uma ação social com o apoio da Prefeitura, estamos investindo no diálogo para garantir que outras demandas sejam atendidas. Essa área é carente de tudo, e muitas famílias tem que se deslocar para outros bairros para terem acesso aos serviços de saúde e educação, além de fazer esse tipo de cadastro”, destacou.
Na ocasião, também teve uma reunião entre a equipe técnica e o Secretário Adjunto da Semas, César Lira, conselheiras tutelares, lideranças comunitárias e integrantes do projeto “Coopvila – Reciclar e Educar” patrocinado pela Petrobras. As reivindicações abordadas são extensas, que envolve desde o fornecimento adequado de água e luz; o recolhimento do lixo; melhorias no acesso; creche-escola mais próxima das residências; além da reorganização da área como Zona Especial de Interesse Social (ZEI) e a efetivação do conjunto habitacional por meio da Caixa Econômica Federal.
“Diante da necessidade da comunidade, fizemos uma visita técnica no local no mês passado e a Secretaria abriu uma exceção para trazer a unidade móvel, que normalmente é utilizada no projeto Bairro Vivo. O que a gente fez aqui ainda é pequeno, mas, foi fundamental para conhecerem o Sistema e as ações de trabalho. A Semas também tem se preocupado em articular com as demais secretárias para promover outras ações”, informou César Lira. No encerramento, houve o comprometimento de agendar uma nova reunião no dia 21 de maio, com a presença dos representantes de outros órgãos municipais para definir estratégias que garantam melhorias para essa população.
Mais lidas
-
1ÚLTIMAS DO IMPERADOR
Diário Oficial revela pagamento de mais de meio milhão a posto de gasolina sem contrato regular em Palmeira dos Índios
-
2TRAGÉDIA NO EXTERIOR
Turista alagoana morre em incêndio de hotel na Tailândia
-
3CONFLITO
Ucrânia foi enganada pelo Ocidente para começar conflito com Rússia e sangra hoje, diz especialista
-
4ARAPIRACA
Após posse, Luciano Barbosa mantém secretariado com poucas mudanças e define prioridades para novo mandato
-
5LEGISLATIVO
Madson Monteiro é eleito presidente da Câmara de Palmeira; 3 vereadores votaram em branco