Geral
Centro viabilizará iniciativas para geração de energia renovável em Alagoas

Representantes do Centro Internacional de Energia Renovável (CIBiogás) se reuniram, nesta terça-feira (6), com dirigentes da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) para conhecer projetos executados em Alagoas ligados à produção de energia limpa. O CIBiogás atua em âmbito nacional na captação de parcerias para o desenvolvimento de ações voltadas à geração de energia renovável. A reunião contou com a presença de técnicos do Sebrae Alagoas.
De acordo com o secretário adjunto de Energia e Recursos Minerais da Seplande, Jackson Pacheco, as ações serão voltadas, em um primeiro momento, para o Arranjo Produtivo Local (APL) Mandioca no Agreste e a Cadeia Produtiva do Leite e Derivados.
“As duas atividades produzem resíduos tóxicos que poluem o ambiente, como a manipueira, no caso da mandioca. Esses resíduos serão coletados e colocados dentro de um ‘biodigestor’ para que sejam formados gases e utilizados como fonte de energia”, explica.
O CIBiogás já realiza trabalhos deste tipo no Estado do Paraná, onde a prática de coleta dos resíduos tornou-se mais uma fonte de lucro dos pequenos produtores. “Antes eles descartavam os resíduos, que contaminavam o solo ou a água e não sabiam dos danos gerados por essa prática. Após o trabalho feito na região, eles comercializam esses produtos reduzindo os custos com a energia”, conta o gerente de Negócios do CIBiogás, Rodrigo Régis.
Ele explica que objetivo do Centro, além de realizar essas ações, é instalar uma unidade em Alagoas para que o acompanhamento das atividades seja mais eficaz, como também capacitar pessoas para a realização do trabalho.
Mais lidas
-
1HONRARIA
Enfermeira e professora Heloísa Helena recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFAL
-
2QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
3DEBATE
Arapiraca recebe secretários municipais de Educação para debater programas e fortalecer ensino étnico-racial
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara rejeita requerimentos sobre gastos da Guarda Municipal e relação de contratos de locação de imóveis da Prefeitura: transparência enterrada por 10 a 1
-
5APELO
Rio Largo: empresário clama por ações para revitalizar o comércio e atrair investimentos