Geral
Ministério e Unesco acompanham ações do Programa Água para Todos em AL

Representantes da Unesco e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) estão em Alagoas entre os dias de 5 e 9 de maio para acompanhar o andamento do Programa Água para Todos, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri). Na oportunidade, serão visitados os municípios de Igaci, Arapiraca, Coité do Nóia e Palmeira dos Índios, beneficiados pelo programa.
De acordo com Luana Lopes, consultora da Unesco, e Bruno Malaquias, assistente do MDS, estas visitas também estão acontecendo em outros estados brasileiros e são periódicas. “A ideia é acompanhar de perto os programas em que liberamos recursos para fazer um monitoramento das ações e avaliar a concretização das iniciativas dos programas”, explicou Luana Lopes.
Com investimentos que ultrapassam os R$ 43 milhões, o Água para Todos é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), e o Governo Federal, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
A ideia é garantir água para o consumo e para a produção em pequena escala aos agricultores familiares e permitir, assim, mais qualidade de vida.
Ao todo são beneficiados 15 municípios do Alto Sertão e do Agreste alagoano, com a construção de 8 mil unidades para conservação de água, sem custo algum para o agricultor.
Segundo Moisés Leandro, coordenador do Programa Água para Todos pela Seagri, as tecnologias de acesso à água devem ser implantadas até dezembro deste ano.
“O programa trabalha com a implantação de cisternas de 1ª e de 2ª água, o que permite o acesso do líquido para o consumo humano, bem como para a produção. A implantação das unidades de conservação de água será de acordo com a viabilidade de cada local. Por exemplo, onde for mais viável a implantação de tanques, serão construídos tanques e, assim, sucessivamente. A expectativa é que em dezembro estejamos com todas as obras concluídas e entregues para as famílias da área rural de Alagoas”, informa Moisés.
São beneficiados os municípios de Água Branca, Arapiraca, Coité do Nóia, Lagoa da Canoa, Traipu, Girau do Ponciano, Craíbas, Estrela de Alagoas, Palmeira dos Índios, Igaci, Delmiro Gouveia, Inhapi, Pariconha, Piranhas e Olho D’Água do Casado.
Além de visitar as obras, eles irão realizar reuniões com as instituições responsáveis pela construção destas tecnologias de acesso à água.
Mais lidas
-
1HONRARIA
Enfermeira e professora Heloísa Helena recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFAL
-
2QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara rejeita requerimentos sobre gastos da Guarda Municipal e relação de contratos de locação de imóveis da Prefeitura: transparência enterrada por 10 a 1
-
4DEBATE
Arapiraca recebe secretários municipais de Educação para debater programas e fortalecer ensino étnico-racial
-
5APELO
Rio Largo: empresário clama por ações para revitalizar o comércio e atrair investimentos