Cidades
Nova adutora do Agreste será inaugurada em junho
A nova adutora do Agreste, um investimento superior a R$ 143 milhões será inaugurada em junho deste ano, o anuncio foi feito pelo ex-Secretário de Estado da Articulação Política, Rogério Teófilo em entrevista concedida na Rádio Novo Nordeste ao comunicador Osvaldo Barbosa. No próximo dia 15 de maio será feito o desvio do Rio São Francisco para a captação no município de Traipu e a água será canalizada através de gravidade em um percurso de 57 quilômetros até Arapiraca.
As margens da Al-220 em frente ao Campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estão em ritmo bastante acelerado a Estação de Tratamento onde tubos gigantes, tanques com capacidade de até 10,5 mil litros distribuirão a água para toda a cidade.
Os trabalhos estão sendo realizados pela Seinfra e Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal),através de uma Parceria Público-Privada (PPP). A produção de água do sistema coletivo dobrará, passando dos atuais 1.500m³/h para 3.000m³/h, resolvendo o problema de falta de água em toda Região Metropolitana do Agreste – (RMA). Além de Arapiraca, a adutora vai melhorar o abastecimento de água em mais nove municípios integrantes do sistema coletivo do Agreste: Craíbas, Igaci, Girau do Ponciano, Campo Grande, Coité do Nóia, São Brás, Lagoa da Canoa, Olho d’Água Grande e Feira Grande.
Adutora do Alto Sertão
Castigado pela seca e pela falta de água para a população, o semiárido alagoano também está recebendo mais três grandes adutoras que darão fim ao sistema de abastecimento por rodízio na região. As obras são a interligação da adutora do Alto Sertão ao Canal do Sertão, o reforço e ampliação da adutora da Bacia Leiteira.
Juntas, as novas adutoras (incluída a Adutora do Agreste), executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), recebem investimentos de R$ 290 milhões dos Governos Federal e Estadual. Elas levarão água tratada para 37 municípios e 350 povoados, garantindo abastecimento contínuo a mais de um milhão de alagoanos. Todas serão interligadas ao Canal do Sertão.
Outro investimento do governo do Estado até o final do ano, é a recuperação da atual adutora e a construção de mini adutoras uma delas na comunidade Vila Bananeira em Arapiraca que vai melhorar o fornecimento de água. Para Teófilo, será um grande salto para o desenvolvimento do comércio, implantação de novas indústrias e, sobretudo o funcionamento da Mineradora Vale Verde no município de Craíbas garantindo empregos diretos e indiretos.
Recuperação da Al-115
Outro investimento do Governo do Estado na região Agreste abordado por Rogério Teófilo é a recuperação da Al-115 que liga Arapiraca a Palmeira dos Índios. Os serviços de recuperação total da importante rodovia estão sendo executados pelo DER em dois pontos um em Arapiraca e o outro em Palmeira dos Índios. Será colocado novo asfalto com nova sinalização horizontal e vertical além de acostamento. A recuperação da rodovia é um compromisso do governador Teotônio Vilela Filho com o povo de Arapiraca, Igaci e Palmeira dos Índios, explicou Rogério Teófilo.
Mais lidas
-
1DEFESA
Análise: Índia tem equipamentos mais eficientes do que caças Tejas Mk1A a oferecer ao Brasil
-
2CHÁCARAS DE LUXO
Justiça determina a reintegração de áreas da Usina Utinga Leão invadidas desde 2009
-
3FIM DO CERTAME
Concurso de cartórios em Alagoas chega ao fim com resultado prestes a ser divulgado
-
4APOIO
Hugo Wanderley reage contra suspensão de operação Pipa e pede apoio a Bancada Federal
-
5COMUNICAÇÃO
Jornal Tribuna do Sertão marca presença no Google News Summit, um debate sobre o futuro do jornalismo no Brasil