Geral
Novas obras vão eliminar rodízio de água no Semiárido alagoano
O Governo de Alagoas tem olhado de forma diferente e feito importantes investimentos para ampliar o abastecimento de água nos últimos anos. Além das obras de ampliação do sistema de abastecimento de água nos municípios, o Estado está recebendo mais três grandes adutoras que darão fim ao sistema de abastecimento por rodízio em cidades do Semiárido alagoano.
As obras das adutoras são executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e correspondem à interligação da adutora do Alto Sertão ao Canal do Sertão, o reforço e ampliação da adutora da Bacia Leiteira e a implantação da nova adutora do Agreste.
Além das obras menores, as três adutoras levarão água tratada para 37 municípios e 350 povoados, garantindo abastecimento contínuo para mais de um milhão de alagoanos. O secretário da Infraestrutura, Marcos Vital, ressaltou os investimentos que estão sendo feitos na área de abastecimento em todo o Estado.
“Água é uma das prioridades do Governo do Estado, por isso temos executado toda e qualquer ação que garanta levar água de qualidade para a população alagoana”, destaca.
As obras
O Governo do Estado está investindo mais de R$ 500 milhões em ampliação do abastecimento de água em toda Alagoas. Na capital, temos a obra de ampliação do sistema de abastecimento de água de Maceió a partir das águas do Rio Meirim, que irá beneficiar os bairros do Salvador Lyra, Benedito Bentes, Serraria, Barro Duro, Cidade Universitária, Centro, Pajuçara, Jatiúca, Cruz das Almas, Jacarecica, Riacho Doce e Ipioca. Na região metropolitana, o Governo tem obras que ampliarão o abastecimento em cidades como Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Satuba, Coqueiro Seco, entre outros.
Destaca-se ainda, importantes obras como o Sistema Adutor Minador do Negrão, Estrela de Alagoas e Igaci e o Sistema Adutor de Olho d’Água do Casado e Piau, que juntos levarão água para 64 mil pessoas.
No Alto Sertão, a interligação da adutora irá transportar água do Canal do Sertão para oito municípios sertanejos, através de 247 quilômetros de tubulações. Os municípios atendidos pela obra são Delmiro Gouveia, Pariconha, Inhapi, Canapi, Água Branca, Olho D’Água do Casado, Mata Grande e Piranhas. Além da nova adutora, a obra, que começou em novembro de 2013, prevê a construção de uma estação de tratamento de água, estações elevatórias e novos reservatórios.
O sistema adutor da Bacia Leiteira recebe obras para reforço e ampliação, e é uma obra projetada para garantir o abastecimento pleno a 19 municípios do semiárido alagoano, entre eles Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, Maravilhas e Cacimbinhas. A obra também conta com a construção de uma nova estação de tratamento para o Sistema da Bacia Leiteira e a implantação de 14 novos reservatórios. A ordem de serviço para iniciar as obras foi assinada no dia 16 de janeiro do presente ano.
Através de uma Parceria Publico Privada (PPP), outra grande adutora é a do Agreste, que já tem 90% das obras executadas. Esta adutora fará a captação de água no Rio São Francisco, em Traipu, e terá 57 quilômetros de extensão, melhorando o abastecimento de água em Arapiraca e mais nove municípios integrantes do sistema coletivo do Agreste: Craíbas, Igaci, Girau do Ponciano, Campo Grande, Coité do Nóia, São Brás, Lagoa da Canoa, Olho d’Água Grande e Feira Grande.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais