Geral
Dentistas realizam atendimento especializado para pessoas com deficiência
As pessoas com deficiência tiveram a oportunidade de ter atendimento odontológico com o cuidado clínico necessário para cada situação. Isso porque o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) capacitaram profissionais de 65 municípios alagoanos em Atenção e Cuidado da Saúde Bucal do paciente com deficiência.
O resultado prático aconteceu durante esta semana, na Associação Brasileira de Odontologia em Alagoas (ABO/AL), quando 50 dentistas e 32 auxiliares realizaram atendimento clínico a pessoas com deficiência. De acordo com Noêmia Sayão, coordenadora do curso em Alagoas, após cinco meses de curso teórico, a prática teve o objetivo de favorecer tanto os profissionais que atendem nas unidades de saúde como a população que necessita de cuidados especiais.
“O cuidado no manejo com paciente com deficiência deve acontecer desde o momento da chegada, passando pela realização do tratamento, até a saída do paciente. Muitas vezes, esses pacientes precisam de um tempo clínico de atendimento maior, o que depende da colaboração do paciente ou mesmo medicamentos que causam alguma alteração bucal”, esclareceu Noêmia Sayão.
Segundo a doméstica Elisângela Lima, mãe de Marx Selton, 16 anos, diagnosticado com hidrocefalia, a unidade de saúde de São Miguel dos Milagres, onde reside, realiza muitos atendimentos e às vezes o paciente não recebe a atenção necessária. “Sabendo que os profissionais da minha cidade foram capacitados, fico mais segura porque o meu filho tem um tratamento adequado”, disse.
Na ocasião, a mãe de Marx Selton recebeu ainda orientações dos profissionais de saúde sobre a necessidade do cuidado no momento de fazer a higiene bucal, quando muitas vezes os pacientes se engasgam.
Interior – O atendimento odontológico destinado a pessoas com deficiência – fruto da capacitação em Atenção e Cuidado da Saúde Bucal do paciente com deficiência – acontece também em Arapiraca, onde participam profissionais da 2ª macrorregião de saúde. A ação será realizada nos dias 20, 21 e 22 de maio, nos dois horários, no II Centro de Saúde e também no Centro de Especialidades de Odontologia (CEO), ambos localizados no bairro de Santa Edwiges, ambos em Arapiraca.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais