Geral
Pós-graduação em Matemática comemora 10 anos com apoio da Fapeal
Alagoas é destaque na matemática nacional e até internacional e não é de agora. Referências como Elon Lages Lima, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), é um dos exemplos.
Há ainda nomes de uma geração mais recente de pesquisadores – como o de Fernando Codá que com pouco mais de 30 anos é um dos possíveis candidatos a ganhar a Medalha Fields, o equivalente ao Nobel da Matemática. Outros já deixaram sua marca na história dessa ciência.
Para que outros continuem surgindo e se destacando, no entanto, é necessário investimento qualificado desde o ensino básico até o mais alto grau de estudos.
Nesse período já foram investidos cerca de R$ 2 milhões em bolsas e auxílio à pesquisa pelo Estado.
Foi o que aconteceu com Adina Santos e Gregório Neto, ex-bolsistas de iniciação científica junior (Pibic Jr), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), ainda no ensino médio e hoje estudantes de doutorado em Matemática. Ele já é professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
E é com o objetivo de suprir a carência de professores de Matemática – como também de possibilitar que Alagoas continue sendo uma referência na produção científica na área -, que o Estado, por meio da Fapeal, apoia desde o início o Programa de Pós-Graduação em Matemática da Ufal (PPGMat), que está completando dez anos.
A programação central de comemoração ocorreu nesta segunda e terça-feira e incluiu relatos sobre as contribuições de cada área de estudos do programa, palestras e homenagens a professores, coordenadores e parceiros que colaboraram com a criação e o desenvolvimento dos cursos de Mestrado e Doutorado.
A Fapeal foi representada por sua presidenta, Janesmar Cavalcanti, que estava acompanhada pela diretora científica da instituição, Mônica Melo.
O apoio da fundação se deu na forma de cerca de 40 bolsas de mestrado e doutorado para estudantes e pesquisadores, numa parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/Mec) e auxílios para a estruturação do programa ao longo da década.
Para a presidenta da Fapeal, Janesmar Cavalcanti, a data marca o fortalecimento da parceria da fundação com o programa. “Temos ações para a graduação e editais de mestrado e doutorado, além de apoio para aquisição de equipamentos e melhoria de infraestrutura. Buscamos o fortalecimento dos programas de pós-graduação, mas também é importante que a própria fundação seja fortalecida para que tenha capacidade cada vez maior de oferecer apoio à pesquisa e, assim, continuar cumprindo seu papel no desenvolvimento de Alagoas”, destacou Janesmar.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais