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Servidores municipais são capacitados para gerenciar o portal Facilita Alagoas

26/04/2014
Servidores municipais são capacitados para gerenciar o portal Facilita Alagoas

  101512  A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) realizou nesta quinta-feira (24), em parceria com o Sebrae Alagoas, a primeira edição da Capacitação do Portal Facilita Alagoas em 2014.  O evento, programado para representantes dos municípios alagoanos que gerenciam o sistema SIGFácil  do portal Facilita Alagoas, aconteceu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, localizado no bairro Jaraguá, em Maceió. A capacitação contou com a presença de 122 servidores de 53 cidades do estado.
O encontro objetivou a aproximação dos gestores à Junta Comercial e Sebrae quanto as dificuldades, dúvidas  e formas de execução de uso do portal. A capacitação ainda contou com explicação sobre a implantação e habilitação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em cada uma das cidades, o caminho dos processos de registro no Facilita e a importância do controle empresarial, disposto no sistema.
Abrindo o evento, o presidente da Juceal, José Lages Júnior, destacou o fortalecimento econômico de cada município a medida que o controle do quantitativo de empresas aumenta e a estreita integração com a Redesim, para assim otimizar tanto o trabalho da Junta Comercial e Sebrae quanto das prefeituras.
“Esta é a primeira capacitação do ano entre muitas que virão. A aproximação com os municípios é essencial, já que são eles que gestam diretamente o sistema de cada cidade, por isso a especialização do manuseio da ferramenta. Antes, eles não tinham noção do número de empresas abertas em suas cidades, agora, a realidade é outra. Exemplo claro é Maceió, onde houve um crescimento de 30% de constituição empresarial, equivalendo a uma taxa tributária direcionada para as ações da cidade de mesma proporção”, explicou José Lages aos presentes.
O presidente ainda pontuou que as ações de desburocratização visam também desenvolver e fortalecer o pequeno empreendedor em Alagoas e assim consolidar a economia e o nome do estado.
A gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Alagoas, Maria Izabel Vasconcelos, explanou  a necessidade do apoio à pequena empresa que representa “a sobrevivência economia não só de Alagoas, mas também do país”.
A gerente de Tecnologia de Informação da Redesim, Carolina Cavalcante, focou em sua palestra a intenção básica da rede de simplificar e automatizar o processo de abertura, alteração e baixa no registro mercantil e delimitou as ações dos servidores municipais para que esses objetivos fossem alcançados.
“Com o sistema as cidades foram beneficiadas na transparência e rapidez na legalização de empresas, maior de criação de emprego, controle quantitativo de empresas por atividade. Ao todo, foram realizadas 33.227 consultas prévias no estado, mas 203 seguem com análises atrasadas. Por isso, pedimos esta agilidade e atenção quanto à consulta de localização, atentando especialmente para a Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE) no endereço escolhido. O sistema veio para facilitar, não complicar, visar ao desenvolvimento de nosso estado. Então, vocês [gestores], são atores principais nesse objetivo”, ressaltou.
Presentes na capacitação, as servidoras de São Luiz do Quitunde Maria Elena e Joelma Rocha salientaram a importância do evento para sanar as dúvidas e promover o conhecimento quanto à totalidade do sistema.
“Em nossa cidade é normalmente tranquilo, chegam para nós de 6 a 10 consultas por dia. Uma das minhas dúvidas era em relação à necessidade de fazer outra Consulta Prévia para a mudança de endereço, o que foi minuciosamente explicado. A capacitação é importante porque é conhecimento a mais e só temos a ganhar”, detalhou Maria Elena.