Geral
Premiado espetáculo ‘A Alma Imoral’ fará curta temporada em Maceió
Comemorando sete anos consecutivos de sucesso, a peça ‘A Alma Imoral’ chega a Maceió para curta temporada nos dias 16, 17 e 18 de maio, no palco centenário do Teatro Deodoro. Ultrapassando a marca de 260 mil espectadores, o espetáculo que estreou no Rio de Janeiro em 2006 é uma adaptação da atriz Clarice Niskier para o teatro, a partir do livro homônimo do rabino Nilton Bonder. O espetáculo é uma realização da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal).
A peça desconstrói e reconstrói conceitos milenares da história da civilização: corpo e alma, certo e errado, traidor e traído, obediência e desobediência. Sozinha no palco, Clarice Niskier entra em contato direto com a plateia. Para contar histórias e parábolas da tradição judaica, a atriz vale-se somente de uma cadeira e um grande pano preto que transforma-se em oito diferentes vestes: mantos, vestidos, burcas, véus. O espaço cênico é limpo e remete a um longo corredor em perspectiva.
A atriz adaptou o texto com “o objetivo de mobilizar o pensamento e a emoção do espectador contemporâneo”, o que vem de fato acontecendo desde a sua primeira temporada. “No teatro é sempre a primeira vez. Quando me perguntam como é possível fazer uma peça tanto tempo sem se cansar eu respondo: assim como é possível amar tanto tempo a mesma pessoa sem se cansar”, afirma Clarice.
A adaptação teve seus direitos cedidos para a Espanha em 2007 e uma montagem autorizada na Argentina em 2009, onde esteve em cartaz em 2010, em Buenos Aires. No Brasil, já foi apresentada em 24 cidades, conquistando os prêmios Caixa Cultural 2007, Caravana Funarte de Circulação Nacional de Teatro 2007 e Qualidade Brasil SP 2008 de Melhor Atriz.
A atriz
Vencedora do Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Atriz – Drama em 2008, por sua atuação em ‘A Alma Imoral’, Clarice Niskier estreou no Teatro Tablado do Rio de Janeiro em 1981, na peça ‘Tambores na Noite’. Protagonizou dezenas de espetáculos nos anos 80 e 90, com destaque para ‘Confissões das Mulheres de Trinta’, sob a direção de Domingos Oliveira, e ‘Tróia’, de Eurípedes, que lhe valeu a indicação para o Prêmio Mambembe de Melhor Atriz em 93.
Nos anos 2.000, continuou a extensa trajetória de sucesso com espetáculos como ‘Antônio e Cleópatra’, de Shakespeare, sob a direção de Paulo José. ‘A Alma Imoral’ recebeu indicação para vários prêmios, entre eles os Prêmios Eletrobrás de Melhor Espetáculo, Melhor Atriz e Melhor Figurino, cumprindo temporada na capital paulista de março de 2008 a setembro de 2011, apresentando-se também em algumas cidades do interior. Em 2009, e em 2012, ‘A Alma Imoral’ fez parte da programação da Virada Cultural da Cidade de São Paulo.
Clarice atuou ainda em 2009 na peça ‘Maria Stuart’, em Brasília e no Rio. Enquanto atuava em São Paulo em ‘A Alma Imoral’, representava a Rainha Elizabeth ao lado de Julia Lemmertz, o que lhe rendeu uma matéria na Folha de S. Paulo sob o título: “Sem Folga, Atriz alterna Trono e Nudez”. Clarice tem ainda em seu currículo várias participações em TV, como a personagem Alzira da novela ‘Ciranda de Pedra’ e Irmã Dulce em ‘Araguaia’. Também participou de um dos episódios da série ‘Macho Man’, todos da TV Globo.
SERVIÇO
Teatro Deodoro
‘A Alma Imoral’
Com Clarice Niskier
Datas: 16, 17 e 18 de maio (sexta, sábado e domingo)
Horário: 21h (sexta e sábado) e 20h (domingo)
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Duração: 80 minutos
Classificação: 18 anos
Ponto de venda: Bilheteria do Teatro Deodoro
Informações: 3315-5665 ou 3315-5656
www.teatrodeodoro.al.gov.br
ascomteatro.blogspot.com
Mais lidas
-
1HABEMUS PAPAM
Leão XIV: Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo Papa da Igreja Católica
-
2VATICANO
Quem é o cardeal de Chicago que pode 'unir todas as tribos' no conclave
-
3QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
4PALMEIRENSES APOIAM APP DE MOTO
População de Palmeira dos Índios reage contra tentativa de vereadores de restringir atuação do aplicativo 99
-
5MANIFESTAÇÃO
Caminhada por Justiça: familiares de Gabriel Lincoln realizam ato em Palmeira dos Índios neste sábado