Geral
Hemoal promove coleta de sangue na Mangabeiras neste sábado
Estar em perfeito estado de saúde e portando um documento de identificação com foto, além de comprovar que possui no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 kg. Estes são os pré-requisitos necessários para se candidatar à doação de sangue no Hemocentro de Alagoas (Hemoal), que neste sábado (26) realiza coleta externa na Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), situada no bairro Mangabeiras, ao lado do Maceió Shopping.
A ação, que acontece das 8h às 16h, visa estabilizar o estoque de sangue do órgão, que abastece as maternidades e hospitais do Estado, a exemplo do Hospital Geral do Estado (HGE), que consome 80% do sangue coletado. “Estaremos na IURD para captar doadores de sangue, mas a coleta externa é aberta para todas as pessoas, sejam elas fiéis da igreja ou não”, explica a coordenadora do Setor de Captação do Hemoal, Maria das Graças Padilha.
De acordo com o Ministério da Saúde, caso o voluntário tenha sido acometido por hepatite após os 11 anos de idade, seja portador do vírus HIV, ou tenha contraído sífilis e doença de Chagas, não é possível se candidatar a doação de sangue. É necessário que o voluntário esteja bem alimentado, não tenha ingerido bebida alcoólica e, no caso dos menores de 18 anos, compareçam à unidade acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.
Também é imprescindível portar uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal . Com relação às mulheres, a doação é permitida, sendo vetada apenas para aquelas que estejam grávidas ou amamentado. Para os voluntários que não possam comparecer à Igreja Universal neste sábado (26), é possível realizar a doação de sangue na sede do Hemoal. O órgão, que está localizado na Rua Jorge de Lima, próximo ao Estádio Rei Pelé, funciona no horário das 8h às 12h.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais
-
5NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos