Geral
Conedes impulsiona setor industrial em Alagoas

Reformulado em 2007, primeiro ano da atual gestão de Governo, o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes) tem cumprido com seus objetivos, garantindo a construção de políticas e diretrizes capazes de impactar diretamente na qualidade de vida dos alagoanos.
O Conedes exerce papel fundamental para a atração de indústrias, que geram emprego e renda para a população, colaborando para que Alagoas viva hoje um novo momento, comprovado pelas estatísticas que apontam a movimentação da economia, com a consolidação de diversas cadeias produtivas, bem como o crescimento dos principais indicadores sociais.
Entre os anos de 2007 e 2014, o Conedes já estimulou a geração de milhares de empregos diretos e possui autoridade para liberar incentivos fiscais, creditícios e locacionais para empresas que desejarem implantar unidades fabris em território alagoano. Esses empreendimentos representam um total de mais de R$ 5 bilhões em investimentos injetados na economia do Estado, e estão espalhados por diversos municípios.
Os benefícios são concedidos através do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin), que também foi reformulado em 2007, se tornando um diferencial competitivo para atração de investimentos.
“O Conedes é um grande parceiro do desenvolvimento industrial de Alagoas. O trabalho de todos os 27 integrantes é fundamental para que a economia alagoana ganhe uma nova dinâmica, oferecendo todas as condições e a segurança necessária para que o empresário possa investir no Estado”, coloca o diretor da empresa Joplás e presidente da Associação das Empresas do Polo Multifabril José Aprígio Vilela, Manuel Marques.
Os 27 conselheiros representam o poder público, a iniciativa privada, as instituições de ensino e a sociedade civil organizada, e trabalham para promover constantemente a articulação das ações governamentais voltadas para o desenvolvimento socioeconômico. Atualmente, o Conedes é presidido pela secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana, que foi indicada para o cargo pelo governador Teotonio Vilela Filho.
A secretária explica que o Conselho também propõe e analisa planos estaduais de desenvolvimento socioeconômico, acompanhando a implantação. “Além disso, o Conedes é responsável por identificar fontes de recursos em níveis internacional, federal e regional para a promoção de empreendimentos empresariais”, afirma Poliana.
Mais lidas
-
1HABEMUS PAPAM
Leão XIV: Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo Papa da Igreja Católica
-
2VATICANO
Quem é o cardeal de Chicago que pode 'unir todas as tribos' no conclave
-
3QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
4PALMEIRENSES APOIAM APP DE MOTO
População de Palmeira dos Índios reage contra tentativa de vereadores de restringir atuação do aplicativo 99
-
5MANIFESTAÇÃO
Caminhada por Justiça: familiares de Gabriel Lincoln realizam ato em Palmeira dos Índios neste sábado