Geral
Polícia Militar desenvolve ação para aproximar sociedade e corporação
Com o objetivo de aproximar a corporação da sociedade, a Polícia Militar de Alagoas lançou, na quinta-feira (24), o projeto “Conhecendo a PM”. A ação, que faz parte da programação da Semana Tiradentes, conta com a exposição do trabalho de unidades que compõem a instituição em um stand instalado nas dependências do Shopping Pátio Maceió, onde permanece aberto à visitação até o próximo dia 27.
A intenção, segundo a policial militar do Núcleo de Ações Comunitárias da PM e coordenadora do projeto, Márcia Regina, é contribuir para uma consciência social coletiva por meio da mobilização de diversos segmentos da sociedade, o que inclui noções de cidadania e o caráter social desenvolvido pela corporação.
“A ideia é estreitar a relação entre corporação e sociedade, de modo que a polícia não seja vista como repressora e distante da própria população, mas como uma aliada no cumprimento da segurança pública”, destacou.
Trabalho social
A policial enfatizou ainda que o projeto é mais um meio de interação social da PM, que tem um amplo trabalho social desenvolvido por meio de bases comunitárias instaladas, principalmente em localidades com maior vulnerabilidade social. Atividades lúdicas de cunho educacional, voltadas para o fortalecimento da cidadania e do esporte, ao respeito às diferenças e à valoração da vida são realizadas com crianças e adolescentes em um trabalho frequente de prevenção.
No primeiro dia de exposição, 50 crianças do projeto AABB Comunidade, desenvolvido na região Norte de Maceió com o apoio da PM, visitaram a exposição, que contou com quatro unidades que compõem a corporação: Batalhão de Operações Policiais Especiais de Alagoas (BOPE/AL), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Batalhão de Polícia de Rádio Patrulha (RP),Regimento da Polícia Montada (RPMON) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).
No período da tarde, foi a vez de 50 idosos, estudantes do curso de graduação em Educação Social da Faculdade de Maceió (Facima), conhecerem as diversas atividades das unidades policiais.
“Essas pessoas trabalharão em suas comunidades como agentes sociais, com mediação de conflitos, papel que deve ser exercido em conjunto também com a Polícia Militar”, explicou a assistente social e professora da Facima Veraleide Nazaré.
A aluna de Educação Social da Facima Josenilce Bomfim acredita que esse é um meio eficaz de aproximação com a sociedade. “A PM está abrindo as portas para que as pessoas conheçam o trabalho e como atuam. É uma oportunidade de tirar dúvidas, exercer a cidadania e ampliar o conhecimento acerca dos nossos direitos e deveres”, observou.
A partir do próximo mês de maio, as escolas, associações, igrejas e outras instituições que desejarem conhecer as ações da PM poderão entrar em contato através dos números 3315-7226 (Assessoria de Comunicação) e 8889-2888 (tenente Regina) para agendar uma visita ao Quartel da PM, onde as próximas atividades serão desenvolvidas.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais
-
5NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos