Geral
Pescado vendido para Semana Santa será fiscalizado pela Vigilância Sanitária Estadual


Paulo Bezerra orienta os comerciantes sobre os cuidados adequados com os pescados vendidos Foto: Carla Cleto
Com a aproximação do feriado da Semana Santa, o consumo de peixes e frutos do mar aumenta consideravelmente. E para garantir que os alagoanos possam consumir estes produtos com segurança, a Vigilância Sanitária Estadual irá realizar, a partir da terça-feira (15), em Marechal Deodoro, um trabalho de fiscalização nos locais de venda e armazenamento dos frutos do mar.
A iniciativa faz parte da Campanha Alimento Seguro, Vida Saudável, onde os técnicos da Vigilância Sanitária Estadual irão atuar em todo o litoral alagoano. Além de Marechal Deodoro, as ações irão ocorrer na Barra de São Miguel, Roteiro, Barra de Santo Antônio, Paripueira, Maragogi, Japaratinga e na Praia do Francês.
Dicas – Mas apesar da fiscalização, a Vigilância Sanitária orienta os consumidores a tomarem precauções na hora da compra. De acordo com diretor da Vigilância Sanitária, Paulo Bezerra, os consumidores devem observar as condições de higiene do local onde o pescado é comercializado e a qualidade dos produtos expostos.
Paulo Bezerra orienta que os comerciantes que trabalham com peixes devem sempre usar luvas e avental de proteção, além de manter os frutos do mar protegidos do sol e insetos. O diretor da Vigilância Sanitária destacou que a primeira dica é observar se o peixe possui seu odor característico, em seguida o comprador deve pressionar os dedos no peixe, confirmando sua firmeza. “Quando o peixe não retoma sua forma, após ser pressionado, é um sinal de risco para consumo”, destacou.
Paulo Bezerra também alertou para checagem das escamas, que devem estar presas ao corpo do peixe. Já no caso do camarão, deve-se observar se a cabeça está presa ao corpo. Já o sururu não pode se desmanchar com a pressão.
Denúncias – Durante o período da Semana Santa, a Vigilância Sanitária irá trabalhar com atendimento a denúncias pelos telefones 3315-3779/6691/ 8752-2790 (plantão móvel) ou ainda na própria Sede da Vigilância Sanitária Estadual, localizada na Rua Sete de Setembro, nº 50 – Centro – Maceió/AL.
Mais lidas
-
1CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
2OBITUÁRIO
Adeus a Enaldo Marques: setor produtivo alagoano lamenta a perda do empresário e líder do CRB
-
3EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
4OPERAÇÃO PF
Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos federais em Alagoas
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia exonera sobrinho, irmão do ex-prefeito imperador; ele está envolvido em denúncias de contratação irregular de trabalhadores